terça-feira, 31 de agosto de 2010

PRINCESA DO POVO

Faz hoje precisamente 13 anos do trágico acidente que vitimou a Princesa Diana, também conhecida como a "Princesa do Povo". Como é habitual neste espaço, Poet'anarquista recorda numa breve biografia o trabalho humanitário desenvolvido pela Princesa no seu curto tempo de vida.

"Princesa do Povo" 
O fascínio de Diana

BIOGRAFIA 

Princesa Diana de Gales, também conhecida pelo apelido de "Princesa do Povo", foi uma das personalidades mais carismáticas da família real britânica. Lady Diana nasceu em 1 de Julho de 1961 em Sandringham, Norfolk, Inglaterra. Tinha apenas vinte anos quando se casou com o príncipe Charles, também príncipe de Gales, em 1981. 
 
A sua beleza aristocrática e o seu status real fez dela uma das mulheres mais fotografadas do mundo. 

Com  dois filhos da união com o príncipe Charles, William e Harry,  segundo e terceiro lugares respectivamente na linha de sucessão ao trono britânico, o casamento de alto perfil não durou muito tempo. Princesa Diana e o príncipe Charles separaram-se em 1992 e divorciaram-se em 1996. 

Depois do divórcio, a princesa Diana dedicou-se ao trabalho de caridade e causas humanitárias. Fez um trabalho notável para crianças carentes, vítimas da Sida e vítimas de abuso de drogas. Em 1987, tornou-se a primeira pessoa real a apertar a mão de pacientes com Sida. Também defendeu o dia internacional anti-pessoal da campanha de minas terrestres, que passou a ganhar o Prémio Nobel da Paz em 1997. 

Desempenhou um papel significativo na obtenção do Tratado de Otava (Tratado de Banimento), o tratado internacional sobre a proibição de colocar armazenamento, produção e utilização de minas terrestres anti-pessoais. Princesa Diana foi associada a várias organizações de caridade e projetos de caridade. Muitas organizações ofereceram quantidades substanciais de dinheiro, bastava  a presença da princesa Diana por alguns minutos. Ela era a vice-presidente da Sociedade da Cruz Vermelha Britânica e serviu como membro do Conselho Internacional da Cruz Vermelha Consultivo. Foi também a patrona da British Deaf Association. 

No entanto, a morte trágica e repentina da Princesa Diana  num acidente de carro abalou o mundo inteiro.  A "Princesa do Povo" morreu em 31 de agosto de 1997. 
Fonte: Biografias.net

Sem comentários: