domingo, 19 de setembro de 2010

LITERATURA

O escritor romancista William Golding celebraria hoje, caso fosse vivo, a data do seu nascimento, 19 de Setembro de 1911, e completaria 99 anos de idade. Poet'anarquista recorda aquele que foi um grande escritor inglês do século passado, actor e produtor em pequenas companhias de teatro, até tornar-se professor em Salisbury.

William Golding
Escritor Romancista

BREVE BIOGRAFIA
William Golding
(Escritor inglês)
19/09/1911, Cornwall (Inglaterra)
19/06/1993, Perranarworthal (Inglaterra)

William Gerald Golding nasceu em 1911, na Inglaterra. Em 1935, após publicar uma pequena colecção de poemas, gradua-se em literatura inglesa em Oxford. Trabalhou como escritor, actor e produtor em pequenas companhias de teatro, até tornar-se professor em Salisbury. 

Em 1940, entra para a Marinha inglesa. Durante a Segunda Guerra Mundial, participa da perseguição e afundamento do navio alemão Bismarck e também do desembarque das tropas aliadas na Normandia, em 1944. Após a guerra, volta a leccionar. 

O seu romance de estreia foi "O Senhor das Moscas", publicado em 1954. Na sequência, viriam "Os Herdeiros" (1955) e "Queda Livre" (1959), entre outros títulos. No ano de 1980, o seu livro "Ritos de Passagem" rende-lhe o Booker Prize inglês, um dos mais importantes prémios literários do mundo. 

Em 1983, como reconhecimento pela sua obra, é agraciado com o Prémio Nobel de literatura. 

Cinco anos mais tarde, recebe o título de cavaleiro do Império Britânico. Golding morreu em 1993, deixando um romance inacabado, "The Double Tongue" (A Língua Dupla).
Fonte: NETSABER

O SENHOR DAS MOSCAS
Romance de William Golding 

BREVE RESUMO
 
O romance de William Golding, "O Senhor das Moscas", conta a história de um grupo de meninos que ficaram isolados numa ilha deserta do Pacífico, quando o avião que deveria evacuá-los de uma cidade foi alvo de bombardeios e caiu. Golding fez uma verdadeira análise da natureza humana  influenciada pela sua visão de que, “Qualquer pessoa que tenha passado por esses acontecimentos terríveis (Golding lutou pela marinha britânica na 2ª Guerra Mundial) sem entender que o homem produz o mal como a abelha produz o mel, estava cega ou louca.”.

Os meninos, entregues à própria sorte e sem noções de formas de organização de sociedade, passam por fases distintas, desde o deslumbramento pelo natural e a escolha de um líder simpático, à divisão entre dois grupos rivais que passam a lutar pela sobrevivência, à morte de integrantes e à entrega total das condições extremas em que vivem, perdendo todos os receios e pudores que antes lhes eram impostos. Além dessa mudança colectiva, os meninos mudam interna e individualmente também, sendo os principais quatro ou cinco personagens muito bem trabalhados.
Fonte: Especial Literário
 

1 comentário:

Anónimo disse...

Muito bem recordado pelo nosso POETA mais um escritor que deixou a sua marca na literatura inglesa e mundial.
O livro "O Senhor das Moscas" digno de figurar no compêndio dos melhores!

Maria