terça-feira, 28 de setembro de 2010

LITERATURA

Estávamos no ano de 1547, mais precisamente no dia 29 de Setembro; nascia em Alcalá de Henares, Espanha, um dos principais nomes da literatura espanhola. Miguel de Cervantes Saavedra, escritor, dramaturgo e poeta espanhol, iria ficar na história com a publicação literária de uma das suas obras mais importantes, senão mesmo a mais importante, «Don Quixote de la Mancha». Miguel de Cervantes faleceu em Madrid, a 23 de Abril de 1616. Recorda-se passados que são 463 anos da data do seu nascimento.
Poet'anarquista
Miguel de Cervantes
Por Juan de Jáuregui

BIOGRAFIA
Miguel de Cervantes
(Escritor, dramaturgo e poeta espanhol)
1547-1616

Escritor, dramaturgo e poeta espanhol (1547-1616). É o principal nome da Literatura espanhola. Com Don Quixote de la Mancha, uma sátira aos romances de cavalaria, torna-se o precursor do realismo na Espanha. Nasce em Alcalá de Henares. A partir de 1569, serve como soldado na Itália. Luta contra os turcos na Batalha de Lepanto (1571), na qual perde o movimento da mão esquerda. Em 1575, participa na expedição contra Túnis. É preso por um corsário árabe e passa cinco anos em cativeiro. De volta à Espanha, até 1587, escreve cerca de 30 peças de teatro e o seu primeiro livro, A Galatea (1585). Sem êxito na literatura, passa a trabalhar como colector de impostos. O sucesso chega com Don Quixote de la Mancha (1605), a sua principal obra. Conta as aventuras e desventuras de um fidalgo, o personagem-título, e de seu criado, Sancho Pança. Dividido entre a ilusão e a realidade, Don Quixote é considerado o símbolo do espírito idealista e aventureiro do ser humano. Já Sancho Pança é o arquétipo do lado realista e do bom senso. Escreve ainda Novelas Exemplares (1613), uma série de 12 pequenas histórias, e a segunda parte de Don Quixote (1615).
Fonte: NetSaber

Don Quixote de la Mancha
Pequeno Resumo

O protagonista da obra é Don Quixote, um pequeno fidalgo castelhano que perdeu a razão por muita leitura de romances de cavalaria, e pretende imitar os seus heróis preferidos. O romance narra as suas aventuras em companhia de Sancho Pança, seu fiel amigo e companheiro, que tem uma visão mais realista da vida. A acção gira em torno das três incursões da dupla por terras de La Mancha, de Aragão e de Catalunha. Nessas incursões, ele envolve-se numa série de aventuras, mas as suas fantasias são sempre desmentidas pela dura realidade. O efeito é altamente humorístico.
Poet'anarquista 

Sem comentários: