sábado, 25 de dezembro de 2010

JOAN MIRÓ

Faz hoje 27 anos que faleceu o pintor e escultor espanhol Joan Miró i Ferrà, um dos grandes impulsionadores do movimento surrealista catalão. No espaço Amigos d'Arte publicam-se algumas das suas pinturas e uma breve biografia.
Poet'anarquista


Joan Miró
Pintor e Escultor Catalão


BREVE BIOGRAFIA
Joan Miró i Ferrà (Barcelona, 20 de abril de 1893 — Palma de Maiorca, 25 de dezembro de 1983) foi um importante escultor e pintor surrealista catalão.
Quando jovem frequentou a Escola de Belas Artes da capital catalã e a Academia de Gali. Em 1919, depois de completar os seus estudos, visitou Paris, onde entrou em contacto com as tendências modernistas fauvismo e dadaísmo.
No início dos anos 20, conheceu o fundador do movimento em que trabalharia toda a vida, André Breton, entre outros artistas surrealistas. A pintura O Carnaval de Arlequim, 1924-25, e Maternidade, 1924, inauguraram uma linguagem cujos símbolos remetem a uma fantasia naïf, sem as profundezas das questões psicanalistas surrealistas. Participou na primeira exposição surrealista em 1925.
Em 1928, viajou para a Holanda, tendo pintado as duas obras Interiores holandeses I e Interiores holandeses II. Em 1937, trabalhou em pinturas-mural e, anos depois, em 1941, concebeu a sua mais conhecida e radiante obra: Números e constelações em amor com uma mulher. Mais tarde, em 1944, iniciou-se em cerâmica e escultura. Nas suas obras, principalmente as esculturas, utiliza materiais surpreendentes, como a sucata.
Três anos depois, rumou pela primeira vez aos Estados Unidos. Nos anos seguintes, durante um período muito produtivo, trabalhou entre Paris e Barcelona.
No fim da sua vida reduziu os elementos de sua linguagem artística a pontos, linhas, alguns símbolos e reduziu a cor, passando a usar basicamente o branco e o preto, ficando esta ainda mais naïf.
Fonte: Wikipédia

"Números e Constelações em Amor com uma Mulher"
MIRÓ
"Carnaval de Arlequim"
MIRÓ
"Jardim"
MIRÓ
"The Vegetal Garden with Donkey"
MIRÓ
"The Farm"
MIRÓ
"Reprodução"
MIRÓ
"The Tilled Field"
MIRÓ


PINTURAS SURREALISTAS

JOAN MIRÓ

Sem comentários: