domingo, 5 de dezembro de 2010

MOZART

No dia 5 de Dezembro do ano de 1791 morria em Viena de Áustria, com apenas 35 anos de idade, o grande compositor e intérprete de música clássica Wolfgang Amadeus Mozart. Deixou verdadeiras preciosidades ao mundo, entre elas várias óperas e quarenta sinfonias. Poet'anarquista publica uma breve biografia e excerto da sinfonia nº 40 de Wolfgang Amadeus Mozart.
Poet'anarquista


MOZART
Compositor e Intérprete

BREVE BIOGRAFIA

Wolfgang Amadeus Mozart... 

Nasceu em Salzburgo no dia 27 de janeiro de 1756, e faleceu em Viena no dia 5 de dezembro de 1791. Foi um prolífico e influente compositor austríaco do período clássico.

Mozart mostrou uma habilidade musical prodigiosa desde a sua infância. Já competente nos instrumentos de teclado e no violino, começou a compor aos cinco anos de idade, e passou a apresentar-se para a realeza da Europa, maravilhando a todos com o seu talento precoce. Chegando à adolescência, foi contratado como músico da corte em Salzburgo, porém as limitações da vida musical na cidade o impeliram a buscar um novo cargo em outras cortes, mas sem sucesso. Ao visitar Viena em 1781 com o seu patrão, desentendeu-se com ele e solicitou demissão, optando por ficar na capital, onde, ao longo do resto da sua vida, conquistou fama, porém pouca estabilidade financeira. Os seus últimos anos viram surgir algumas das suas sinfonias, concertos e óperas mais conhecidos, além do seu Requiem. As circunstâncias de sua morte prematura deram origem a diversas lendas. Deixou uma esposa, Constanze, e dois filhos.

Foi autor de mais de seiscentas obras, muitas delas referenciais na música sinfónica, concertante, operística, coral, pianística e de câmara. A sua produção foi louvada por todos os críticos da sua época, embora muitos a considerassem excessivamente complexa e difícil, e estendeu a sua influência sobre vários outros compositores ao longo de todo o século XIX e início do século XX. Hoje Mozart é visto pela crítica especializada como um dos maiores compositores do ocidente, conseguiu conquistar grande prestígio mesmo entre os leigos, e a sua imagem tornou-se um ícone popular.
Fonte: Wikipédia

Últimas palavras de Mozart: "Deixem-me ouvir, uma vez mais, esses sons que foram, durante tanto tempo, a minha consolação e alegria."
Poet'anarquista
"SINFONIA Nº 40"

WOLFGANG AMADEUS MOZART

1 comentário:

Ana Paula Fitas disse...

Mozart é um compositor de eleição qua vale mesmo a pena ouvir. Obrigado por teres evocado esta data... e, entretanto, se vos apetecer, espreitem A Nossa Candeia porque lá está um post intitulado "A Natureza do Paradigma..." que vos pode interessar - nomeadamente à Conceição.
Beijinhos :)