quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

PINTURA - CRIAÇÃO DE ADÃO...

Pelo extraordinário pintor Miguel Ângelo no longínquo ano de 1511. No dia 2 de Dezembro de 1512 foi mostrado pela primeira vez ao público no tecto da Capela Sistina, Vaticano, o famoso mural sobre a criação do homem por Deus, com o título "Criação de Adão".
Poet'anarquista
Criação de Adão
Michelangelo Buonarroti (1511)

A CRIAÇÃO DE ADÃO

A Criação de Adão é um afresco de 280 cm x 570 cm, pintado por Michelangelo Buonarroti por volta de 1511, que figura no tecto da Capela Sistina. A cena representa um episódio do Livro do Genesis no qual Deus cria o primeiro homem: Adão.

COMPOSIÇÃO
Deus é representado como um ancião barbudo envolto num manto que divide com alguns anjos. O seu braço esquerdo está abraçado a uma figura feminina, normalmente interpretada como Eva – que ainda não foi criada e, figuradamente, espera no céu para ganhar uma forma humana. O braço direito de Deus está esticado para criar o poder da vida de seu próprio dedo para Adão, estando com o braço esquerdo estendido em contraposição ao do criador. Os dedos de Adão e de Deus estão separados por uma pequena distância.
A composição é obviamente artística e não literal, já que Adão é capaz de alcançar Deus mesmo antes de ter ganho vida. Pela mesma razão, Eva é vista representada antes da sua própria criação. Esse motivo levou algumas pessoas a acreditar que a figura feminina fosse a primeira esposa mística de Adão, Lilith; Entretanto, essa interpretação não faz o menor sentido por Lilith também ter sido criada depois de Adão.
As posições de Deus e Adão, a pintura do braço direito de Deus e esquerdo de Adão são quase idênticas e representam o facto de que, como diz o Genesis 1:27, Deus criou o homem à sua imagem e semelhança. O dedo indicador de Adão, a mais famosa representação do afresco, não é de facto um trabalho de Michelangelo. Foi danificado durante reparos de um desabamento em meados do século XVI e foi repintado por um restaurador do Vaticano.
SIMILARIDADE ANATÓMICA
Existem várias teorias sobre o significado da composição original de "A Criação de Adão", levantadas principalmente por causa do amplo conhecimento que Michelangelo possuía em Anatomia. Em 1990, um médico chamado Frank Lynn Meshberger, em artigo no Journal of the American Medical Association, afirma que a figura em que Deus está apoiado tem o formato anatómico de um cérebro, incluindo o lobo frontal, nervo ótico, glândula pituitária e o cerebelo. Também observou que o manto vermelho de Deus tem o formato de um útero, e que a echarpe verde que sai do seu ventre poderia ser um cordão umbilical.
Fonte: Wikipédia

1 comentário:

Anónimo disse...

essa tela é maravilhosa...