quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

LITERATURA - AGATHA CHRISTIE

Cumpre-se hoje um quarto de séc. que faleceu a grande escritora do romance policial Agatha Christie, de pseudónimo Mary Westmacott. Com mais de 80 livros publicados, são célebres as personagens que criou,  e entre as mais conhecidas destacam-se  Hercule Poirot e Miss Marple. A sétima arte muito lucrou com os seus livros policiais, ao todo foram 16 filmes inspirados na sua literatura e os mais famosos entre todos, sem dúvida, "O Assassinato no Expresso Oriente" e "Testemunha de Acusação". Vale sempre a pena  ler e rever...
Poet'anarquista
Agatha Christie
Escritora Inglesa
BREVE HISTORIAL

Considerada a "Rainha do Crime", Agatha Christie aliou uma imaginação brilhante à sua grande habilidade como narradora, para conquistar gerações de público para as suas histórias de mistério e suspense. Os seus livros já venderam mais de 2 bilhões de exemplares.

Nascida Agatha May Clarissa Miller, casou-se em 1914, com o Coronel Archibald Christie, um aviador da Força Aérea britânica. Com ele, teve a sua única filha, Rosalind. Durante a Primeira Guerra, Agatha trabalhou como farmacêutica, o que lhe proporcionou, segundo consta, grandes conhecimentos sobre poções e veneno, que seriam mais tarde empregados nas suas obras.

Deu-se em 1920 a publicação do seu livro de estreia, "O Misterioso Caso de Styles", protagonizado pelo detective belga Hercule Poirot, que se tornaria um dos mais famosos personagens de toda a história da literatura. Poirot seria protagonista de mais 33 romances e dezenas de contos.

Em 1926, Christie desapareceu por onze dias, facto que causou comoção na imprensa e todas as especulações. Agatha foi encontrada num hotel e até hoje não se sabe ao certo o motivo do desaparecimento: supõe-se que ela estivesse deprimida por descobrir um caso de adultério do seu marido. Nesse ano, ela escreveu uma das suas obras-primas "O Assassinato de Roger Ackroyd".

Dois anos mais tarde, Agatha Christie divorciou-se do seu primeiro marido. Em 1930, publicou o primeiro romance com a sagaz personagem Miss Marple, "O Assassinato na Casa do Pastor". Marple, uma simpática velhinha que se arvora a detective e é uma espécie de alter-ego da autora, foi protagonista de doze romances de Agatha Christie.

Ainda em 1930 Agatha casou-se pela segunda vez, com Max Mallowan, um arqueólogo que havia conhecido numa viagem à Mesopotâmia. Com Mallowan a autora realizou uma série de expedições arqueológicas, que lhe renderam inspiração para novas histórias, como "Morte no Nilo".

Em 1934, foi lançado o célebre romance "Assassinato no Expresso do Oriente", depois transformado num filme de grande sucesso. Na década de 1930, a abundante produção literária de Agatha Christie consolidou-se junto do público, transformando a autora num perene "best-seller". Christie escreveu mais de vinte títulos de ficção, entre eles o famoso "O Caso dos Dez Negrinhos".

Em 1952, estreou em Londres a sua peça "A Ratoeira" - a peça que ficou mais tempo em cartaz na história do teatro. Numa carreira de mais de meio século, Agatha Christie escreveu 79 romances e livros de contos, além de doze peças de teatro. Além das peças, contos e romances de mistério, Agatha publicou seis romances românticos, com o pseudónimo de Mary Westmacott.

A escritora recebeu a mais alta condecoração do Reino Unido em 1971, tornando-se "Dame Agatha Christie".

Fonte: UOL Educação


Neste filme de Sidney Lumet, realce para o conjunto de actores e actrizes que fazem parte do elenco. Simplesmente extraordinários e imortalizados pela sétima arte!
Poet'anarquista

"ASSASSINATO NO EXPRESSO ORIENTE"

REALIZAÇÃO DE SIDNEY LUMET, BASEADO NO ROMANCE DE AGATHA CHRISTIE

Sem comentários: