sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

LITERATURA - LEWIS CARROLL

Assinala-se hoje, 14 de Janeiro de 2011, a data de falecimento do escritor romancista, poeta e matemático britânico Charles Lutwidge Dodgson, mais conhecido pelo pseudónimo de Lewis Carroll. Carroll nasceu a 27 de Janeiro de 1832 e veio a falecer a 14 de Janeiro de 1898. É seu o famoso livro conhecido mundialmente, "Alice no País das Maravilhas. Alguns dos seus poemas em estilo monsense foram considerados pela crítica como percursores da poesia de vanguarda.
Poet'anarquista
"Alice no País das Maravilhas"
Lewis Carroll
VIDA
Desde criança, Lewis Carrol recebeu do seu pai uma educação religiosa, pois tencionava vê-lo seguir essa carreira. Carroll desviou-se de vez da carreira sonhada pelo pai em Janeiro de 1851 quando ingressou na Universidade de Oxford. Durante o tempo em que estudou na Universidade de Oxford, sempre se mostrou bastante interessado e esforçado, tanto que chegou a ganhar uma medalha de honra pelo seu mérito. Devido ao seu desempenho como matemático, ao acabar o seu curso, foi convidado pela universidade para trabalhar como professor de matemática.

HOBBIES

Quando criança Carroll brincava com marionetes e prestidigitação (também chamado magia ou ilusionismo), e durante a sua vida gostou de fazer passes de mágica, especialmente para as crianças. Gostava de modelar um pequeno rato com um lenço e em seguida fazê-lo pular misteriosamente com a mão. Ensinava as crianças a fazer barquinhos de papel e também pistolas de papel que estalavam ao serem vibradas no ar. Interessou-se pela fotografia quando esta arte mal havia surgido, especializando-se em retratos de crianças e pessoas famosas, e compondo as suas imagens com notável habilidade e bom gosto.
Carrol era apaixonado por vários tipos de jogos, tanto que inventou um grande número de enigmas, jogos matemáticos e de lógica; gostava de teatro e era frequentador de ópera, e manteve uma amizade por toda a vida com a atriz Ellen Terry.

ALICE


A história de Alice no País das Maravilhas originou-se em 1862, quando Carroll fazia um passeio de barco no rio Tâmisa com a sua amiga Alice Pleasance Liddell (com 10 anos na época) e as suas duas irmãs, sendo as três filhas do reitor da Christ Church. Começou a contar uma história que deu origem à actual, sobre uma menina chamada Alice que ia parar a um mundo fantástico após cair numa toca de um coelho. A Alice da vida real gostou tanto da história que pediu que Carroll a escrevesse.
Carroll atendeu ao pedido e em 1864 surpreendeu-a com um manuscrito chamado Alice's Adventures Underground, ou As Aventuras de Alice Embaixo da Terra, em português. Mais tarde decidiu publicar o livro e mudou a versão original, aumentando de 18 mil palavras para 35 mil, notavelmente acrescentando as cenas do Gato de Cheshire e do Chapeleiro Louco (ou Chapeleiro Maluco).
A tiragem inicial de dois mil exemplares de 1865 foi removida das prateleiras, devido a reclamações do ilustrador John Tenniel sobre a qualidade da impressão. A segunda tiragem esgotou-se nas vendas rapidamente, e a obra tornou-se um grande sucesso, tendo sido lida por Oscar Wilde e pela rainha Vitória, e tendo sido traduzida para mais de 50 línguas.
Em 1998, a primeira impressão do livro (que fora rejeitada) foi leiloada por um milhão e meio de dólares americanos.

ENIGMAS

Ambos os livros infantis de Carroll contém inúmeros problemas de matemática e lógica ocultos no seu texto. Em Alice no país das maravilhas, a personagem Alice entra numa toca atrás de um coelho falante e cai num mundo fantástico e fantasioso. Muitos enigmas contidos nas suas obras são quase que imperceptíveis para os leitores actuais, principalmente os não-anglófonos, pois continham referências da época, piadas locais e trocadilhos que só fazem sentido na língua inglesa.
Fonte: Wikipédia
DO ROMANCE DE LEWIS CARROLL - ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS

REALIZAÇÃO DE TIM BURTON

Sem comentários: