segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

MÚSICA - SCHUBERT

Franz Peter Schubert nasceu a 31 de Janeiro de 1797. Foi um compositor austríaco de transição da era clássica para a era romântica, com um estilo pessoal muito marcante, de grande inovação e ao mesmo tempo poético. Escreveu cerca de seiscentas composições para canção, óperas, sinfonias e sonatas, mas estranhamente não teve na sua curta vida, (faleceu contava apenas 31 anos) o reconhecimento público da sua vasta e grandiosa obra. Hoje é considerado um dos maiores compositores do séc. XIX pela sua imaginação, o seu lirismo e as suas melodias, marcando a passagem do estilo clássico para o estilo romântico. 
Poet'anarquista
Franz Peter Schubert
Compositor Austríaco

BIOGRAFIA

Franz Peter Schubert escreveu cerca de 600 canções, além de óperas, sinfonias e sonatas, entre outros trabalhos. É considerado um dos maiores compositores do século 19, marcando a passagem do estilo clássico para o estilo romântico.

Franz Schubert nasceu em 1797 em Lichtenthal, nos arredores de Viena. Seu pai era mestre-escola e músico amador. Aos seis anos, Schubert entrou na escola de Lichtenthal. Seu pai iniciou-o no violino e seu irmão, Ignaz, ensinou-lhe piano. 

Em 1805 Schubert foi encaminhado a Michael Holzer, organista da paróquia de Lichtenthal, para desenvolver os seus estudos de música. Schubert passou a tocar violino e a cantar no coro da paróquia.

Em 30 de setembro de 1808, participou no concurso para se tornar corista da capela imperial, onde Antonio Salieri, compositor oficial da Corte, selecionava novos cantores. A sua voz de soprano garantiu-lhe um lugar no coro e uma bolsa de estudos em Stadtkonvikt, um dos melhores colégios de Viena. Schubert estudou ali até ter quase 17 anos. A sua primeira composição catalogada data de 1 de maio de 1810: a "Fantasia a Quatro Mãos". 

Em 30 de março de 1811, Schubert compôs o seu primeiro lied: "Hagars Klage", o que fez com que Salieri se tornasse seu professor. 

Em outubro de 1813, Schubert compôs a sua "Primeira Sinfonia em Ré Maior", dedicada ao director da escola em Stadtkonvikt. No final daquele ano deixou o conservatório e, para evitar o serviço militar, começou a lecionar na escola do seu pai.

Durante dois anos, Schubert dividiu o seu tempo entre a sala de aula e sua paixão pela música e chegou a compor quase duzentas obras. Escreveu uma dúzia de óperas, que não obtiveram êxito. Mas Schubert revelou-se um exímio compositor de um género que aperfeiçoaria: o lied, a canção lírica. Em apenas um ano, compôs cerca de 150 lieder, baseados em textos de Shakespeare, Heinrich Heine e Goethe, entre outros autores.

Essas canções fariam enorme sucesso no público e na crítica, a ponto do seu autor ter sido considerado, posteriormente, o maior poeta lírico da música universal.

No final de 1816 o compositor rompeu com o pai e entregou-se a uma vida boémia, sobrevivendo com a ajuda de amigos.

Em 1818, conseguiu o emprego de professor de Maria e Caroline, as duas filhas do conde Esterhazy, em Zseliz, na Hungria. Mas a nostalgia fez com que abandonasse o emprego e retornar a Viena, onde voltou a compor.

Até 1820, Schubert teve dificuldade de ver a sua obra publicada, mas entre 1821 e 1828 foram lançadas no mercado 106 obras suas em edições separadas, editadas por onze editoras diferentes. Apesar disso, Schubert não sabia lidar com dinheiro e, sem espírito comercial, recebia pequenas retribuições pelo seu trabalho.

No início de 1823, acometido pela sífilis, foi internado diversas vezes. A doença, que naquele tempo era considerada incurável, levou-o a uma fase de depressão.

Em 1824, sentindo-se mais recuperado compôs diversas peças, entre elas "A Bela Moleira". O conde Esterházy pediu a Schubert que voltasse a dar aulas às suas filhas. Ele aceitou, ficando lá de Maio a Setembro, altura em que voltou para Viena. Em Janeiro de 1825, foi internado novamente e em Dezembro teve outra recaída.

Nesse ano compôs a "Missa Alemã", uma coleção de pequenos coros, "Jornadas de Inverno", uma série de cantos de despedida, e diversas outras obras expressivas, entre elas o "Trio para Piano e Cordas em Si Bemol Maior", uma das suas obras mais populares.

O último ano da vida de Schubert foi marcado por uma contínua solicitação dos editores por trabalhos curtos para piano. Estas obras líricas representam diversos estados de ânimo. Aparecem nesse período obras como o ciclo de canções "Canto do Cisne", a obra-prima "Nona Sinfonia em Dó Maior" e a "Missa em Mi Bemol Maior".

Em Setembro de 1828 Schubert mudou-se para a casa do seu irmão Ferdinand, onde completou as suas três últimas sonatas para piano.

Schubert morreu de tifo, no dia 19 de Novembro de 1828, com apenas 31 anos. O seu corpo foi sepultado no cemitério de Währing e em 1888 foi trasladado para cemitério central de Viena.

31/01/1797,Viena, Áustria - 19/11/1828, Viena, Áustria
Fonte: UOL Educação

SCHUBERT - "AVE MARIA"

Ave Maria on Ocarina (featuring HeartBtrue)

Sem comentários: