terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

ESCULTURAS CONTEMPORÂNEAS

Francisco Franco de Sousa, escultor português nascido no Funchal, faleceu no dia 15 de Fevereiro de 1955 em Lisboa. Foi um dos mais famosos escultores dos anos 20 do século passado, sendo-lhe reconhecida a arte de esculpir pelo trabalho a João Gonçalves Zarco, estátua que se encontra no Funchal, ilha da Madeira. É seu também o grandioso projecto sobre o Cristo Rei de Lisboa.
Poet'anarquista
Francisco Franco
Escultor Português
BREVE BIOGRAFIA

Francisco Franco de Sousa, conhecido apenas por Francisco Franco, (Funchal, 9 de Outubro de 1885 — Lisboa, 15 de Fevereiro de 1955) foi um escultor português. Era irmão do pintor Henrique Franco de Sousa, tendo estudado na Academia de Belas-Artes de Lisboa (1900-1909) e em Paris desde 1909. Com o início da Primeira Guerra Mundial voltou à sua ilha natal.

Em 1919, voltou a Paris e em 1919 deslocou-se para Roma, como pensionista do estado, ocupando-se sobretudo com desenho e gravura em madeira e ponta-seca.

Francisco Franco era o mais famoso escultor da década de 1920. Em 1928 atingiu o apogeu com a construção do monumento a João Gonçalves Zarco, inaugurado no Funchal em 1930. Graças a esta obra escultórica conseguiu a carreira de escultor. Foi ele quem projectou a estátua do Cristo Rei em Almada.

Também na ilha da Madeira tem uma escola secundária com o seu nome, a antiga escola industrial agora chamada escola secundária de Francisco Franco, onde inicialmente se estudava artes, hoje ainda conhecida por escola de artes mas agora com todos os cursos de secundário e alguns cursos tecnológicos.
Fonte: Wikipédia
 Estátua João Gonçalves Zarco
Escultor Francisco Franco

Estátua D. João III
Escultor Francisco Franco

Estátua D. Leonor de Lencastre
Escultor Francisco Franco

Estátua D. Dinis
Escultor Francisco Franco

Estátua D. João IV
Escultor Francisco Franco

Estátua Cristo Rei
Projecto Francisco Franco

Estátua Cristo Rei
Projecto Francisco Franco

Estátua Cristo Rei
Projecto Francisco Franco

Escultura Alusiva aos Pilotos Aviadores
Escultor Francisco Franco

Escultura Torso de Mulher
Escultor Francisco Franco

Estátua o Sementeiro
Escultor Francisco Franco

4 comentários:

Anónimo disse...

Grandes obras de arte deixou ao país este grande escultor!

Anónimo disse...

A estátua do Infante não é da autoria de Francisco Franco

Camões disse...

Toda a razão o comentador do dia 7 de Julho de 2011, às 17h06.

«Localizada na Praça Infante D. Henrique, antiga Praça da República/ da Constituição/ do Município/ do Pelourinho/ dos Touros, foi inaugurada em 1960.

Da autoria do escultor Leopoldo de Almeida, constitui uma obra de arte que imortaliza a figura do Infante e a sua estadia em Lagos durante parte significativa da sua vida.

Daqui terá dirigido a fase inicial dos Descobrimentos Portugueses. É conhecido mundialmente pelo cognome de "O Navegador".»

Peço desculpa pelo facto ao principal visado, o escultor Leopoldo de Almeida, e a todos os visitantes do Poet'anarquista que foram induzidos em erro.

Anónimo disse...

Mas Francisco Franco foi autor de uma escultura do Infante D. Henrique, deve ter vindo daí a confusão! A obra dele foi produzida para a Exposição Colonial de Paris em 1931.