domingo, 27 de fevereiro de 2011

LITERATURA - JOHN STEINBECK

O escritor romancista Jonh Ernst Steinbeck, nasceu nos Estados Unidos a 27 de Fevereiro de 1902. «As Vinhas da Ira», romance notável deste escritor, inspirou para a sétima arte o realizador John Ford que veria o seu filme premiado nas categorias de melhor filme, melhor director e melhor actriz secundária. John Steinbeck recebeu o Nobel da Literatura no ano de 1962.
Poet'anarquista
John Steinbeck
Escritor Norte-Americano

BREVE HISTORIAL
As suas obras principais são «A Leste do Paraíso» (East of Eden, 1952) e «As Vinhas da Ira» (The Grapes of Wrath, 1939). Foi membro, quando jovem, da Ordem DeMolay. Recebeu o Nobel de Literatura de 1962.
Ainda muito jovem, por influência dos pais, leu Dostoiévski, Milton, Flaubert e George Eliot. Terminou o curso secundário no Salinas High School, em 1919. No ano seguinte, ingressou na Universidade de Stanford, exercendo várias profissões para custear os estudos. Em 1925, empregou-se no jornal American de Nova York, e vasculhou a cidade em busca de um editor para os seus livros ainda não escritos. Estreou na literatura com «A Taça de Ouro» (1929), biografia romanceada do bucaneiro Henry Morgan, já marcada pelo seu característico estilo alegórico.
Publicou em seguida «Pastagens do céu» (1932) e «A Um Deus Desconhecido» (1939). Esses primeiros livros não lhe asseguraram a profissionalização como escritor. Em 1935 firmou-se como autor de prestígio com «Boêmios Errantes», que recebeu a medalha de ouro do Commonwealth Club de São Francisco, como melhor livro californiano do ano. Os três mais importantes romances de Steinbeck foram escritos entre 1936 e 1938: «Luta Incerta» (1936), descreve uma greve de trabalhadores agrícolas na Califórnia; «Ratos e Homens» (1937), que seria transportado para o cinema e para o teatro, analisa as complexas relações entre dois trabalhadores migrantes; «As Vinhas da Ira» (1939), considerado a sua obra-prima, conta a exploração a que são submetidos os trabalhadores itinerantes e sazonais, através da história da família Joad, que migra para a Califórnia, atraída pela ilusória fartura da região. Essa trágica odisseia recebeu o prêmio Pulitzer e foi levada à tela por John Ford em 1940.
«As Vinhas da Ira»
Obra-Prima de John Steinbeck
A obra de Steinbeck inclui ainda «Caravana de Destinos» (1944), «A Pérola» (1945/47), «O Destino Viaja de Ónibus» (1947), «Doce Quinta-feira» (1954), «O Inverno de Nossa Desesperança» (1961), «Viagens com Charley» (1962).
Steinbeck teve 17 das suas obras adaptadas para filme por Hollywood. Alcançou também grande sucesso como escritor para filmes, tendo sido indicado em 1944 ao Óscar de melhor história pelo filme «Um Barco e Nove Destinos» (Lifeboat), de Alfred Hitchcock.
Fonte: Wikipédia 

Sem comentários: