segunda-feira, 7 de março de 2011

MÚSICA - RAVEL

Joseph-Maurice Ravel nasceu em Ciboure, França, no dia 7 de Março de 1875. Grande compositor e pianista, de extraordinária subtileza nas suas melodias instrumentais e orquestrais, considerava banal escrever uma peça para orquestra sem música. Ficou imortalizado com o célebre «Bolero de Ravel», música de grande sensualidade que compôs para bailado.
Poet'anarquista
Maurice Ravel
Compositor e Pianista Francês
BIOGRAFIA
7/3/1875, Ciboure, França
28/12/1937, Paris, França


O compositor russo Stravinsky, contemporâneo de Ravel, comparou-o ao «mais perfeito dos relojoeiros suíços». Isso bem definia a complexidade, precisão e delicadeza da obra do seu colega francês.

Filho de engenheiro mecânico, Maurice Ravel nasceu numa cidade próxima ao País Basco, mas bem cedo se mudou com a família para Paris.

Com professores particulares, estudou piano (a partir dos sete anos) e depois harmonia. Em 1889, ingressou no Conservatório de Paris, onde teve aulas de piano com Charles de Bériot e de composição com Gabriel Fauré.

Ravel tentou ganhar o Prémio de Roma quatro vezes, mas os arrojos de sua composição não foram reconhecidos pela academia.

Em 1901, compôs a «Pavana Para uma Infanta Defunta», uma de suas obras mais conhecidas. «Sherazade» é de 1903, e a «Rapsódia Espanhola», de 1907. No mesmo período, Ravel criou muitas outras obras, sobretudo para piano.

Em 1909, travou contacto com Stravinsky, que estava em Paris apresentando os seus balés, dirigidos por Serge Diaghilev. O encontro teria grande impacto na carreira de Ravel.

Dois anos depois, juntamente com outros músicos que frequentavam o curso de Fauré, fundou a Sociedade Musical Independente, em oposição à Sociedade Nacional de Música. A sua primeira obra orquestral, o balé «Daphnis e Chloé», para ser encenado por Diaghilev, foi composta em 1912.

Com a eclosão da Primeira Guerra Mundial, em 1914, Ravel tentou alistar-se na aviação militar, mas foi rejeitado. No ano seguinte, conseguiu um posto de motorista do Exército.

Ainda durante a guerra, com o falecimento da mãe (1917), voltou para Paris.

Nos anos 1920, Ravel já era compositor reconhecido e realizou inúmeras turnês pela Europa. Em 1928, apresentou-se nos EUA, onde conheceu personalidades do cinema e da música, entre as quais o compositor Ira Gershwin. No mesmo ano, recebeu o título de «Doutor Honoris Causa» pela Universidade de Oxford (Inglaterra).

Também em 1928, compôs o famoso "Bolero", que de início era uma composição para balé. Em 1931, criou o "Concerto Para Mão Esquerda", destinado a Paul Wittgenstein, pianista que perdera a mão direita durante a guerra.

Em 1932, Ravel começou a ser afectado pela doença neurológica que lhe consumiria gradualmente as forças. Alternando períodos de lucidez com ausências provocadas pela doença, recebia nos últimos anos apenas a visita de amigos mais íntimos. Morreu aos 62 anos.
Fonte: UOL Educação
BAILADO - «BOLERO DE RAVEL» PARTE I
MAURICE RAVEL

BAILADO - «BOLERO DE RAVEL» PARTE II

MAURICE RAVEL

Sem comentários: