domingo, 27 de março de 2011

PINTURA - GIOVANNI BATTISTA TIEPOLO

Giovanni Battista Tiepolo nasceu em Veneza a 15 de Março de 1696. Foi um extraordinário pintor que influenciou com o seu estilo muitos artistas do séc. XVIII, sendo a sua obra uma constante invocação ao infinito e à ficção. Sem dúvida um dos grandes mestres da pintura Italiana. Faleceu em Madrid a 27 de Março de 1770, onde se encontrava desde 1761 a pintar com afrescos, os quartos do novo Palácio Real de Madrid  para o rei Carlo III de Espanha.
Poet'anarquista
Giovanni Battista Tiepolo
Pintor Italiano
BIOGRAFIA

Giambattista nasce em Veneza em 1696, filho de Domenico, pequeno armador, e Orsetta Maramgon. Foi baptizado a 16 de abril do mesmo ano. No ano seguinte morre o pai, deixando a família em grande dificuldades financeiras.

Tem as suas primeiras formações a partir de 1710, aproximadamente, no ateliê de Gregorio Lazzarini, pintor de estilo eclético, capaz de unir os diferentes estilos da tradição veneziana, e de quem aprende, além dos primeiros rudimentos da pintura, o gosto pela grandiosidade teatral das composições.

Bem cedo é influenciado pela pintura "tenebrosa" de Federico Bencovich e de Piazzeta, mas também recebe forte interferência dos mestres da Renascença Veneziana, Tintoretto e Paolo Veronese.

Em 1715 inicia a pintura na igreja veneziana de Nossa Senhora dos Órfãos, representando figuras dos apóstolos, usando de um brutal claro-escuro e tons escuros.

Tiepolo por esta época trabalha para o governador da cidade (Giovanni II Cornaro), no seu palácio pintando quadros e retratos, dentre os quais o retrato do governador Marco Cornaro (1716), com tons pastel (mornos e claros), lembrando o trabalho de Sebastião Ricci. Neste ano realiza o afresco «Assunta» na igreja paroquial de Biadene. Em 11 de Agosto expõe, na festa de S. Rocco, o seu esboço para o «Mergulho do Faraó».

Em 1717 tem seu nome citado pela primeira vez dentre os grandes pintores venezianos. É também incluído no livro «Grande apresentação da pintura e perspectiva de Veneza».

Tiepolo realiza pinturas em diversos palácios. Em 1727 tem o seu filho Giandomenico, um colaborador no futuro.

Em 1730 realiza «O triunfo das Artes», em Milão, uma obra-prima que foi destruída pelos bombardeios de 1943. Realiza trabalhos sob encomenda de várias cortes europeias.

Em 1761 o rei Carlo III de Espanha contrata Tiepolo para ornar com afrescos os quartos do novo Palácio Real, em Madri. Trabalha vários anos na Espanha, morrendo em 1769 na capital daquele país, sendo enterrado na igreja de São Martin, já destruída.
Fonte: Wikipédia
«João Baptista Pregando»
Tiepolo

«Madona e o Pintassilgo»
Tiepolo

«A Crucificação» 
Tiepolo

«O Martírio de S. Bartolomeu»
Tiepolo

«Mulher com Bandolim»
Tiepolo

«Retrato de Antonio Riccobono» 
Tiepolo

«S. James, o Grande»
Tiepolo

«Pintura Afresco - Fragmento»
Tiepolo


«A ARTE DE GIOVANNI BATTISTA TIEPOLO»

PINTURA DE TIEPOLO

Sem comentários: