terça-feira, 31 de maio de 2011

ALÉM GUADIANA - FESTIVAL LUSOFONÍAS

Decorreu nos dias 28 e 29 de Maio de 2011, na vizinha Olivença em Espanha, o festival LusoFonías - «Além Guadiana». O evento que contou com a participação de uma dezena de municípios portugueses, pretende dar a conhecer as diferentes manifestações de cultura, reavivando dessa forma as raízes históricas e culturais na vila em tempos portuguesa de Olivença. O município do Alandroal marcou presença com os  produtos regionais do concelho e com os trabalhos do artesão alandroalense Manuel Joaquim Claré. Aproveito para desejar que essas raízes culturais cada vez mais aproximem os dois povos vizinhos e, num futuro bem próximo, se possam unir nas margens do Guadiana as sonoridades luso-castelhana através de um festival organizado pelos dois povos irmãos. Assentaria como uma luva o nome «Festival Entre Margens»... onde é que eu já escrevi isto?...
Poet'anarquista
«Além Guadiana - Festival LusoFonías»
Rancho Folclórico

«Além Guadiana - Festival LusoFonías»
Presença do Município de Alandroal

Câmara de Alandroal Promoveu Concelho na Extremadura Espanhola

Leituras públicas no idioma de Camões, exposições de fotografia, mostra de artesanato e produtos gastronómicos, exibição de documentários lusófonos, teatro do Imaginário, com “Contos da Guiné”, ranchos folclóricos, canções e dramatizações de alunos de Língua Portuguesa, foram algumas das iniciativas que marcaram a edição 2011 do Festival LusoFonías, que decorreu em Olivença nos passados dias 28 e 29 de Maio. 

A Câmara Municipal de Alandroal associou-se a esta iniciativa e esteve presente no Passeio Central, em Olivença, com um stand de promoção do concelho e dos seus produtos típicos, onde foi possível assistir, ao vivo, à produção de trabalhos em madeira pelo artesão Manuel Claré. Pelo stand do concelho de Alandroal passaram dezenas de pessoas, a maioria de nacionalidade espanhola, que contactaram com produtos típicos do concelho e com o trabalho do artesão Manuel Claré. 

Organizado pela Associação Cultural “Além Guadiana”, o Festival LusoFonías pretende ser um ponto de encontro e difusão das mais diversas manifestações culturais portuguesas, revitalizando as raízes portuguesas em Olivença e fomentando a aproximação da Extremadura Espanhola a Portugal. Na edição 2011, a segunda, o “Festival LusoFonías” contou com a participação de cerca de uma dezena de municípios portugueses.

Esta iniciativa é uma das mais marcantes da Associação “Além Guadiana”, que tem trabalhado para sensibilizar cidadãos e instituições de Olivença sobre a necessidade de preservar e dinamizar a cultura portuguesa e fomentar o conhecimento sobre os aspectos característicos dos países Lusófonos.
Fonte: gabinete de imprensa da C.M.Alandroal

Câmara Municipal do Alandroal
Vila d'Landroal
  

1 comentário:

Camões disse...

Parabéns à nossa Câmara pela participação no «Festival LusoFonías - Além Guadiana» e também pelo bom gosto que teve em escolher a arte do amigo Claré para nos representar.

Um abraço especial para o Claré que peças tão belas vai criando!