sábado, 21 de maio de 2011

PINTURA - HENRI ROUSSEAU

O pintor francês Henri-Julien-Félix Rousseau, também conhecido  «Le Douanier» ou «O Aduaneiro» por ter trabalhado como inspector de alfândega, nasceu em Laval a 21 de Maio de 1844. Inserido no movimento moderno do pós-impressionismo, este autodidacta sem formação académica foi muito criticado pelos seus contemporâneos. Faleceu em Paris a 2 de Setembro de 1910.
Poet'anarquista
Henri Rousseau
Pintor Francês

«Eu Mesmo, Paisagem-Retrato»
Henri Rousseau

BREVE BIOGRAFIA

Este genial autodidacta, conhecido como "Le Douanier", foi o único pintor de estilo naif que conseguiu exercer influência sobre estilos posteriores, como o surrealismo e o simbolismo. 

A sua obra foi objecto, a princípio, de escárnio generalizado, devido ao estilo infantil e ingénuo. No entanto, Rousseau manteve presença constante no Salon des Indépendents, exposição fundada em 1884 e que não estava sujeita ao julgamento de um júri. 

Pintava de modo intuitivo, sem preocupações teóricas, movido apenas por um objetivo concreto: reproduzir na tela a realidade circundante com a maior fidelidade possível. Renunciou, contudo, à perspectiva linear da arte clássica, que não dominava completamente, e conferiu à realidade uma aparência onírica. 

Funcionário da alfândega em Paris, Rousseau aposentou-se aos 49 anos para poder consagrar a sua velhice à pintura. Pintou nessa fase, que se prolongou até o final do século XIX, obras como «Uma Tarde de Carnaval» (1886), «Eu Mesmo, Paisagem-Retrato» (1890) e «A Guerra», tema pouco comum na trajetória de «Le Douanier» e que despertou o interesse do público. Com suas pinturas inspiradas na selva, entre as quais «O Lobo Faminto» (1904), apresentada no Salão de Outono de Paris em 1905, alcançou o reconhecimento. Outras das suas obras principais são «A Cigana Adormecida» (1905), «A Encantadora de Serpentes» e «O Sonho» (1910).
Fonte: NetSaber
«O Sonho»
Henri Rousseau

«A Encantadora de Serpentes»
Henri Rousseau

«A Guerra»
Henri Rousseau

«A Cigana Adormecida»
Henri Rousseau

«O Sena e a Torre Eiffel»
Henri Rousseau

«Duaneira com Torre Eiffel de Fundo»
Henri Rousseau

«Uma Tarde de Carnaval»
Henri Rousseau

«Macaco na Selva»
Henri Rousseau


«PINTURA MODERNA DO PÓS-IMPRESSIONISMO»
HENRI ROUSSEAU

Sem comentários: