quarta-feira, 10 de agosto de 2011

LITERATURA - JORGE AMADO

O escritor brasileiro Jorge Leal Amado de Faria nasceu em Itabuna, a 10 de Agosto de 1912. Um dos mais famosos e traduzidos escritores brasileiros de todos os tempos, viu finalmente a sua obra reconhecida no ano de 1994 com a atribuição do Prémio Camões, o Nobel da Literatura Portuguesa. Os seus livros foram traduzidos em 55 países, 49 idiomas diferentes, exemplares em braille e  fitas gravadas para cegos. Jorge Amado faleceu em Salvador, a 6 de Agosto de 2001.
Poet'anarquista
Jorge Amado
 Escritor Brasileiro
BREVE BIOGRAFIA 

Jorge Amado, um dos representantes do ciclo do romance baiano, nasceu na Bahia, em 1912. Este romancista brasileiro é um dos mais lidos no Brasil e no mundo. Com livros traduzidos para diversos idiomas, as suas obras refletem a realidade dos temas, paisagens, dramas humanos, secas e migração.   

Escritor desde a adolescência, Jorge Amado segue o estilo literário do romance moderno. Nos seus livros existe o domínio do físico sobre a consciência. As suas personagens geralmente são plantadores de cacau, pescadores, artesãos e gente que vive próximo ao cais, em Salvador, Capital da Bahia. 

O estilo deste autor também é conhecido como romance da terra e os seus livros possuem uma linguagem agradável e de fácil compreensão. As suas obras literárias conquistaram não só os falantes da língua portuguesa como de outros idiomas no mundo: inglês, espanhol, francês, italiano, alemão, etc. 

Morreu em Salvador ( Bahia ), no dia 6 de Agosto de 2001, quatro dias antes de completar 89 anos de idade.  

BIBLIOGRAFIA: 

O País do Carnaval/ Cacau, Jubiabá/ Terras do Sem fim/ A Morte e a Morte de Quincas Berro d´Água/ Seara Vermelha/ O Cavaleiro da Esperança/ O Mundo da Paz/ Os Subterrâneos da Liberdade/ Gabriela, Cravo e Canela/ Suor/ Mar Morto/ Capitães de Areia/ São Jorge dos Ilhéus/ Os Velhos Marinheiros/ Os Pastores da Noite/ Dona Flor e seus Dois Maridos/ ABC de Castro Alves/ O Amor do Soldado/ Bahia de Todos os Santos/ A Estrada do Mar/ Tereza Batista Cansada de Guerra/ Tieta do Agreste/ Farda Fardão e Camisola de Dormir.
Fonte: suapesquisa.com
«GABRIELA»
DO ROMANCE DE JORGE AMADO «GABRIELA, CRAVO E CANELA»

Sem comentários: