quarta-feira, 24 de agosto de 2011

PINTURA - PARMIGIANINO

24 de Agosto de 1540 morria em Casalmaggiore, Itália, o pintor Girolamo Francesco Maria Mazzola, mais conhecido por Parmigianino. Foi um importante pintor italiano do maneirismo, realizando obra em Florença, Roma, Bolonha e na sua cidade Natal, Parma, onde nasceu a 11 de Janeiro de 1503.
Poet'anarquista
Girolamo Parmigianino
«Auto-Retrato»
BIOGRAFIA

Era o oitavo filho de Filippo Mazzola e Maria ser de di Guglielmo. Seu pai morreu de peste dois anos depois de seu nascimento, e os meninos foram criados pelos tios Pier Ilario Filippo e Michele Mazzola, modestos pintores provincianos. Estes receberam uma encomenda de Nicolo Zangrandini para a decoração da capela de São João Evangelista, em 1515, trabalho que foi concluído pelo jovem Parmigianino. 
Aos 18 anos de idade já havia completado o «Casamento de Catarina» para o retábulo de Santa Maria, em Bardi. 
Em 1521 foi enviado a Viadana (junto com o pintor Girolamo Bedoli, que veio depois a se casar com sua prima), a fim de escapar das guerras entre as tropas francesas, imperiais e papais. Em Viadana pintou dois painéis em têmpera, com destaque para o «São Francisco» da igreja de Frati de' Zoccoli, e o «Casamento Místico de Santa Catarina» para a de São Pedro. Trabalhou ainda com Correggio, que nessa época realizava seu grande ciclo de afrescos em Parma.
Mudando-se para Roma, em 1524, conhece a obra de Michelangelo e Rafael Sanzio, que o influenciam decisivamente. Nesta cidade sabe-se que tomou parte das tertúlias que ocorriam em casa de Paolo Valdambrini, secretário do Papa Clemente VII, às quais acorriam Rosso Florentino, Perino de Vaga e Giulio Romano. Entre as obras deste período destacam-se «A Visão de São Gerónimo» (1525), «Casamento Místico de Santa Catarina» e o «Retrato de Lorenzo Cybo» (todos do mesmo ano).
Depois do saque de Roma em 1527, instalou-se em Bolonha e posteriormente em Parma, onde passou os últimos anos da sua vida atormentado pelos constantes requerimentos do capítulo da igreja de Steccata, que exigia a conclusão dos afrescos que lhe haviam sido encomendados em 1531.
Encarcerado por conta das dívidas, conseguiu fugir para Casalmaggiore. Ali, enquanto tratava de resolver os seus problemas com uso da alquimia, morreu com apenas 37 anos.
Fonte: Wikipédia
«Casamento Místico de Santa Catarina»
Parmigianino

«A Escrava Turca»
Parmigianino

«Madonna e São Zacarias»
Parmigianino

«A Conversão de São Paulo»
Parmigianino

«Retrato de Pier Maria Rossi»
Parmigianino

«Baptismo de Cristo»
Parmigianino

«Madonna do Pescoço Longo»
Parmigianino

«PINTURA DO MANEIRISMO»
PARMIGIANINO

Sem comentários: