quinta-feira, 29 de setembro de 2011

PINTURA - MICHELANGELO MERESI DA CARAVAGGIO

O pintor italiano Michelangelo Meresi da Caravaggio, nasceu em Milão a 29 de Setembro de 1571. Artista do período Barroco do qual foi seu representante principal, pintou em Roma, Nápoles, Malta e Secília. O nome de Caravaggio foi adoptado pelo pintor por ser o nome da aldeia natal de sua família.
Poet'anarquista
Michelangelo Meresi da Caravaggio
Retratado por Ottavio Leoni
BIOGRAFIA

Pintor italiano nascido na localidade lombarda de Caravaggio, , um dos mais originais da história da arte, que exibiu um realismo deliberadamente cru, desprezando a composição harmoniosa e a beleza ideal para encher os seus quadros religiosos de tipos populares e sujos, encontrados nas ruas de Roma.

Órfão aos 11 anos, transferiu-se para Milão, onde trabalhou no ateliê de Simone Petrazano, um discípulo maneirista de Ticiano. Em Roma, no momento em que o maneirismo fantástico e retórico era combatido pelo classicismo académico, ousou opor-se ao classicismo eclético, aos imitadores de Michelangelo e Rafael e aos adeptos da escola académica de Bolonha.

Ao mesmo tempo em que causavam sensação, os seus quadros também provocaram escândalo e por várias vezes obras encomendadas por igrejas foram rejeitadas pelos padres.

Após muitas telas passou a usar tipos populares como modelos para os próprios personagens bíblicos das suas telas e entre as obras-primas do pintor, o mais conhecido dos chamados tenebrosi, são os três quadros na igreja de San Luigi de' Francesi, em Roma: «Vocação de São Mateus», «São Mateus e o Anjo» e «Martírio de São Mateus».

Em vida e nos decénios seguintes, foi desprezado pelo dominante gosto académico, mas a sua influência, sobretudo com o claro-escuro, tornou-se enorme e internacional.

O estilo caravaggista apareceu em numerosos nomes como Ribera, Rembrandt, Georges de La Tour, Le Valentin, Guercino.

Levou vida altamente irregular, repleta de brigas violentas, duelos e prisões, e teve de fugir para a Sicília para escapar a uma condenação certa. Na viagem de volta a Roma, em sua passagem por Nápoles, foi ferido e morreu na praia de Porto Ercole.
Fonte: NetSaber
«São Jerónimo»
Michelangelo Meresi da Caravaggio

«Triunfo de Judite»
Michelangelo Meresi da Caravaggio

«Esse Homem»
Michelangelo Meresi da Caravaggio

«A Flagelação de Cristo»
Michelangelo Meresi da Caravaggio

«O Enterro de Cristo»
Michelangelo Meresi da Caravaggio

«A Ceia de Emaús»
Michelangelo Meresi da Caravaggio

«Medusa»
Michelangelo Meresi da Caravaggio

«PINTURA DO BARROCO»

MICHELANGELO MERESI DA CARAVAGGIO

Sem comentários: