quarta-feira, 5 de outubro de 2011

ESCULTURA - FRÉDÉRIC AUGUSTE BARTHOLD

O escultor francês Frédéric Auguste Barthold de Mello, nasceu em Colmar, na Alsácia, a 2 de Agosto de 1834. Ficou célebre com a obra «Estátua da Liberdade», presente da França aos Estados Unidos situada na entrada do porto de Nova York, e com o famoso «Leão de Belfort» representando a resistência da cidade durante o cerco de 1780/1781, durante a guerra franco-prussiana. Barthold faleceu em Paris, a 5 de Outubro de 1904.
Poet'anarquista
Frédéric Auguste Barthold
Escultor Francês
BIOGRAFIA

Nascido 02 de abril de 1834 em Colmar, Alsácia, veio mais tarde a estudar pintura com Ary Scheffer, em Paris, acabando por enveredar pela escultura. 

Começou a interessar-se em obras monumentais após várias viagens para o Egito. 

Realizou obras como «Francesca da Rimini» (1852), «Monumento a Martin Schongauer » (1863), «Le Vigne-ron» (1870), e «Vercingetorix» (1872).

O trabalho que lhe é reconhecido pelo mundo é a «Estátua da Liberdade», que passou dez anos a ser esculpido, de estilo clássico e que marca a memória da humanidade a partir da sua fé primitiva.

Concebida em colaboração com Gustave Eiffel, mede 46 metros de altura, está assente num pedestal de 45 metros e pesa 200 mil quilos. A face da deusa segurando uma tocha teve como modelo a sua mãe. Os sete raios da coroa da estátua representam os sete oceanos e continentes. A tocha erguida na mão direita , é um farol para guiar os navios à vela no meio da noite, enquanto a sua mão esquerda segura uma tábua que diz em algarismos romanos «04 de Julho de 1776». Sob os seus pés correntes quebradas da tirania, deixando muito claro que todos os grilhões à liberdade serão destruídos.

Originalmente chamada de Liberdade, esta estátua foi um presente da França para a América do Norte para comemorar o centenário da independência dos Estados Unidos, e para simbolizar a amizade eterna entre os povos de ambas as nações. É um dos monumentos mais visitados no mundo.

Uma versão muito menor foi colocado, por sua vez numa ilha no Sena em Paris.

Outra grande obra é o «Leão de Belfort» em memória das vítimas da ocupação Prussiana entre 1870-1871. Berthold  criou um leão de 22 metros de comprimento e 11 de altura.

O artista morreu aos 70 anos de idade, em 05 de Outubro de 1904.
Fonte: biografias.com
«Estátua da Liberdade»
Barthold

«Leão de Belfort»
Barthold

«Liberdade da Poesia»
Barthold

«Madona e Filho»
Barthold

«Lafayette»
Barthold

«Martin Schongauer»
Barthold

«Jean Roesselman»
Barthold

«Escultor da Liberdade»
Barthold

Sem comentários: