quarta-feira, 16 de novembro de 2011

LITERATURA - JOSÉ SARAMAGO

O escritor português e prémio Nobel da Literatura em 1998, José de Sousa Saramago, nasceu na Azinhaga, Golgã, a 16 de Novembro de 1922. Além de escritor foi igualmente argumentista, teatrólogo, ensaísta, jornalista, dramaturgo, contísta, romancista e poeta. Saramago é considerado como o grande responsável pelo reconhecimento internacional da prosa em língua portuguesa. Também ganhou o mais importante prémio da literatura portuguesa, o Prémio Camões no ano de 1995. Conhecido ateísta e iberista, foi filiado no partido Comunista Português e exerceu funções como director-adjunto do Diário de Notícias. Três trabalhos importantes destacam-se na sua obra literária: «Memorial do Convento», «O Evangelho Segundo Jesus Cristo» e «Ensaio Sobre a Cegueira». José Saramago faleceu em Tías, Lanzarote, a 18 de Junho de 2010.
Poet'anarquista
José Saramago
 Escritor Português
BIOGRAFIA

José de Sousa Saramago nasceu em 1922, em Azinhaga, aldeia ao sul de Portugal, numa família de camponeses.

Autodidacta, antes de se dedicar exclusivamente à literatura trabalhou como serralheiro, mecânico, desenhista industrial e gerente de produção numa editora.

Iniciou sua actividade literária em 1947, com o romance «Terra do Pecado», só voltando a publicar (um livro de poemas) em 1966.

Actuou como crítico literário em revistas e trabalhou no Diário de Lisboa. Em 1975, tornou-se director-adjunto do jornal Diário de Notícias. Acusado pela ditadura de Salazar, a partir de 1976 passou a viver dos seus escritos, inicialmente como tradutor, depois como autor.

Em 1980, alcança notoriedade com o livro «Levantado do Chão», visto hoje como seu primeiro grande romance. «Memorial do Convento» confirmaria esse sucesso dois anos depois.

Em 1991, publica «O Evangelho Segundo Jesus Cristo», livro censurado pelo governo português - o que leva Saramago a exilar-se em Lanzarote, nas Ilhas Canárias (Espanha), onde viveu até a morte. Foi ele o primeiro autor de língua portuguesa a receber o Prémio Nobel de Literatura, em 1998.

Entre os seus outros livros estão os romances «O Ano da Morte de Ricardo Reis» (1984), «A Jangada de Pedra» (1986), «Ensaio sobre a Cegueira» (1995), «Todos os Nomes» (1997), e «O Homem Duplicado» (2002); a peça teatral «In Nomine Dei» (1993) e os dois volumes de diários recolhidos nos «Cadernos de Lanzarote» (1994-7).

Morreu em 18 de junho de 2010, em Lanzarote, Espanha.
Fonte: UOLEducação
«Memorial do Convento»
José Saramago

«Evangelho Segundo Jesus Cristo»
José Saramago

«Ensaio Sobre a Cegueira»
José Saramago
Biografia José Saramago

Poet'anarquista

Sem comentários: