domingo, 20 de novembro de 2011

PINTURA - DOBUJINSKY

O pintor lituano Mstislav Valerianovich Dobuzhinsky, ou simplesmente Dobujinsky, nasceu em Novgorod a 14 de Agosto de 1875. Ficou muito conhecido como artista pelas suas paisagens urbanas de crescimento explosivo e decadência da cidade no início do séc. XX. Dobujinsky faleceu a 20 de Novembro de 1957, em Nova York.
Poet'anarquista
Mstislav Dobuzhinsky
Pintor Lituano

«Auto-Retrato»
Dobujinsky
BIOGRAFIA

Mstislav Valerianovich Dobuzhinsky nasceu em 14 de agosto de 1875, em Novgorod na família de um oficial do exército. De 1885 a 1887, frequentou a Escola de Desenho da Sociedade para a Promoção dos Artistas. Entre 1895 e 1899, estudou Direito na Universidade de São Petersburg, estudando ao mesmo tempo em estúdios privados. Depois de se formar na universidade, entre 1899 a 1901, foi discípulo de Anton Ažbe em Munique e de Simon Hollósy em Nagybánya (Áustria-Hungria).

Após o seu regresso a São Petersburgo juntou-se ao Mundial sociedade artística do art. Colaborou primeiro como ilustrador de livros e revistas e em 1903 participou da mostra World of Art. O tema principal dos seus trabalhos foi a cidade, onde conseguiu mostrar a sua compreensão de São Petersburgo como a composição da arquitectura clássica com a feiura da urbanização. As paisagens urbanas de cidades diferentes tornou-se o seu principal tema. A partir de 1910 viajou para exterior por um ano, visitando a Grã-Bretanha, França, Itália, Alemanha e Holanda. Dobuzhinsky foi um bom professor e leccionou em diversas escolas e estúdios. Em finais de 1900, ele tentou se como um designer de palco, e na década de 1910 a 1920 concebeu uma grande quantidade de ilustrações de livros.

Durante a Primeira Guerra Mundial Dobuzhinsky foi com Evgeny Lanceray às linhas de frente para fazer os seus esboços de guerra. Mais tarde participou no II Congresso da Internacional Comunista. Em 1918, ele supervisionou a oficina teatral na Workshops Estado de Educação das Artes Decorativas (ex-Escola de Stieglitz do Desenho Técnico). Em 1923 e 1924 foi para o exterior para analisar a evolução na arte europeia e para organizar o homem mediático. Em 1924 emigrou para a Lituânia, e em 1939, para os EUA, trabalhando principalmente como cenógrafo. 

Morreu em Nova York, em 20 de novembro de 1957.
Fonte: Olga’s Galery
«Telhados de Caillebotte - Efeito de Neve»
 Dobujinsky

«O Beijo»
Dobujinsky

«O Demónio»
Dobujinsky

«Tipos da Cidade»
Dobujinsky

«Cenografia - Antigo Teatro»
Dobujinsky

«Retrato da Filha do Artista, Vera»
Dobujinsky

«Paisagem da Noite»
Dobujinsky

«EXPRESSIONISMO»

DOBUJINSKY

Sem comentários: