sábado, 19 de novembro de 2011

PINTURA - JAMES ENSOR

James Ensor, pintor belga nascido em Ostende, a 13 de Abril de 1860, foi igualmente um exímio gravador. O seu estilo impressionista multifacetado fez dele um dos mais raros pintores do séc. XIX e XX. De carácter marginal e muito solitário, ficou famoso pelos seus desenhos e pinturas de máscaras e multidões com forte crítica social. Ensor faleceu em Mariakerke, depois de três semanas em agonia, a 19 de Novembro de 1949.
Poet'anarquista
James Ensor
Pintor Belga

Auto-Retrato
James Ensor
BIOGRAFIA

Era filho de James Frederic Ensor, um engenheiro de origem inglesa e de Maria Catherina Haegheman, de origem local modesta. Estudou em Bruxelas e, nas suas primeiras obras, sofre a influência de Reps. Ensor foi ao longo de toda a sua vida um ser marginal e solitário e é difícil encontrar um outro artista do século XIX e XX cuja obra seja tão complexa, estranha e tão rica de interpretações.

Ensor ficou particularmente famoso pelos seus desenhos e pinturas de máscaras e multidões que utilizou como crítica social. As suas obras estão espalhadas por museus e colecções particulares de toda a Europa. Data de 1888 a sua obra-prima, Entrada do Cristo em Bruxelas, que anuncia ao mesmo tempo o fauvismo e o expressionismo. Criou, com outros artistas, os grupos Os Vinte e Arte Contemporânea.

Começando impressionista, o estilo de Ensor pouco a pouco adquiriu características peculiares. Artista visionário, algumas das suas obras aproximam-se, pelo espírito, das dos velhos mestres flamengos, como Bosch e Bruegel, a cuja família estética pertence. Tecnicamente, a arte ensoriana revitalizou a pintura belga do século passado, influindo sobre o expressionismo e o surrealismo. Notável gravador, deixou 133 gravuras em metal, muito procuradas por coleccionadores. O rei Alberto I da Bélgica fê-lo barão em 1929.

Ensor faleceu em 1949 após três semanas de agonia. Está sepultado em Mariakerk, no cemitério junto da igreja de Notre-Dame-des-Dunes.
Fonte: Wikipédia
«Mantendo o Surreal»
  James Ensor

«Atributos do Estúdio»
James Ensor

«A Torre de Lissewage»
James Ensor

«Carnaval na Praia»
James Ensor

«Músicos Terríveis»
James Ensor

«Mudança»
James Ensor

«O Comedor de Ostras»
James Ensor

«IMPRESSIONISMO»

JAMES ENSOR

Sem comentários: