terça-feira, 10 de janeiro de 2012

PINTURA - JÚLIO POMAR

O pintor e escultor português Júlio Artur da Silva Pomar, mais conhecido por Júlio Pomar, nasceu em Lisboa a 10 de Janeiro 1926. Um dos principais cultores do neo-realismo português, e posteriormente seguindo  outros caminhos no seu trabalho das artes plásticas, Júlio Pomar tem na fase neo-realista a sua obra mais famosa com o título «Almoço do Trolha». É hoje aniversariante no espaço Amigos d'Arte com as suas 86 Primaveras, motivo pelo qual este blogue se congratula, endereçando-lhe  felicitações e tudo o que de bom a vida contém. Muitos parabéns Mestre Júlio Pomar!
Poet'anarquista
Júlio Pomar
Pintor e Escultor Português

«Mestre Júlio Pomar»
Botelho
BIOGRAFIA

Frequentou a Escola de Artes Decorativas António Arroio e a Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa e do Porto.

Em 1946, expôs na Sociedade Nacional de Belas Artes uma série de obras que marcaram o início de sua fase neo-realista de intervenção social. Ao longo da década seguinte, Júlio Pomar vai desenvolver esta corrente neo-realista de forma notável em obras como O Almoço do Trolha.

No final dos anos de 1950, abandona a estética do naturalismo figurado que até então o caracterizava e opta por um neo-figurativismo que desenvolve em obras subordinadas a temáticas específicas, como a tauromaquia e o rugby. Paralelamente, ao longo da década de 1960, irá trabalhar em esculturas executadas com ferro soldado.

Em 1963, fixa residência em Paris e as obras dos anos seguintes serão marcadas pela influência de Ingres – a série do Banho Turco – e pelos acontecimentos de Maio de 1968. Esta série de quadros sobre o Maio de 68 marca também a passagem de uma pincelada firme e concreta para um tratamento da figura por meio de manchas de cor.

Nos anos de 1970 e 1980, Pomar envereda por uma nova fase da sua obra pictórica, dando início a uma série de telas que trabalha agora com pintura e colagens. São deste período obras como Lusitânia no Bairro Latino (retratos de Mário de Sá-Carneiro, Santa-Rita Pintor e Amadeu de Sousa-Cardoso) e a série Tigres, em que as formas são esboçadas por espessas pinceladas de grande cromatismo e luminosidade vibrante.
Fonte: NetSaber
«Almoço do Trolha»
Júlio Pomar

«Subúrbio»
  Júlio Pomar 

«Maria da Fonte»
 Júlio Pomar   

«Fernando Pessoa»
Júlio Pomar   

«Cegos de Madrid»
 Júlio Pomar

«Camões»
   Júlio Pomar   

«Pessoa»
Júlio Pomar   

«Edgar Alan Poe»
Júlio Pomar   

«Dom Quixote»
Júlio Pomar   

«Gadanheiro»
Júlio Pomar   

«Paleta 39»
 Júlio Pomar   

«NEO-REALISMO»

JÚLIO POMAR

Sem comentários: