domingo, 12 de fevereiro de 2012

«CHARLIE BROWN» DE CHARLES M. SCHULTZ

O cartunista americano Charles Monroe Schultz nasceu em Mineápoles, Estado da Califórnia, a 26 de Novembro de 1922. Autor da famosa série «Peanuts» e dos personagens de «Charlie Brown», assim como do cachorro da raça beagle com o nome de Snoopy, e muitas outras personagens que criou durante o seu percurso como desenhador. Mas «Charlie Brown» foi sem dúvida o que atingiu mais longevidade na carreira de Schultz, com mais de meio século de existência. O artista norte-americano faleceu a 12 de Fevereiro de 2000, em Santa Rosa.
Poet'anarquista
Charles Schultz
Cartunista Norte-Americano
BIOGRAFIA

Charles Monroe Schulz nasceu no dia 26 de novembro de 1922, em Minneapolis, CA, Estados Unidos. Era filho de uma dona de casa chamada Dena Schulz e de um barbeiro alemão chamado Carl Schulz. O garoto Charles cresceu na cidade de Saint Paul, em Minnesota. Aí estudou, tornando-se um adolescente muito tímido e solitário.

Depois da morte da mãe em fevereiro de 1943, Charles alistou-se no Exército dos Estados Unidos, sendo enviado para Kentucky. Dois anos depois embarcou para a Europa para lutar na Segunda Guerra Mundial, como líder da esquadra de infantaria da 20ª Divisão Blindada.  Conheceu todos os horrores da guerra e voltou mais desiludido com o género humano.

Deixou o exército em 1945 e começou a trabalhar como professor de arte em «Art Instruction Inc.», onde criava os seus desenhos nas horas vagas. Os seus primeiros trabalhos foram publicados por Robert Ripley na coluna «Ripley´s Believe It or Not!», porém as suas primeiras histórias de quadradinhos  regulares, chamadas de «Li´l Folks», passaram a ser publicadas entre 1947 a 1949 pela «St. Paul Pionner Press».

Em 1948, Schulz vendeu as suas histórias para «Saturday Evening Post» e no ano seguinte começou a publicar para a «United Features Syndicate» uma nova série com o nome de «Peanuts». Os desenhos apareceram pela primeira vez em 2 de outubro de 1950, e com o tempo acabou por se converter num dos mais populares cómicos de todos os tempos.

As personagens que criou tiveram um grande sucesso devido à sensibilidades do desenho, e  também por terem uma mensagem sempre escondida por detrás de cada personagem. Foi um inovador porque introduziu a vida cotidiana no mundo dos cómicos, dominado até então por aventuras de ação e também por ser um desenho diferente das criações de Walt Disney e da sua influência. Outra característica marcante no seu trabalho era o facto de nunca aparecerem adultos. O mundo de Snoopy e de Charlie Brown pertence somente à infância.

Em 12 de fevereiro de 2000, morreu de um enfarte agudo do miocárdio. Encontra-se sepultado no Cemitério Pleasant Hill, em Sebastopol. O seu último trabalho original foi lançado em 13 de fevereiro de 2000, um dia após a sua morte.
Fonte: www.tvsinopse.kinghost.net/art/c/charles-schulz

«Personagens de Charlie Brown»
Charles Schultz

«Snoopy e Woodstock»
Charles Schultz

«Schroeder»
Charles Schultz

«Charlie Brown»
Charles Schultz

«Charlie Brown - Halloween»
Charles Schultz

«Personagens de Charlie Brown»
Charles Schultz

«Charlie Brown»
Charles Schultz

«Lucy e Charlie Brown»
Charles Schultz

«Snoopy na Lua»
Charles Schultz

«Nomes das Personagens de Charlie Brown»
Charles Schultz

«CHARLIE BROWN - SOZINHO»
CHARLES SCHULTZ

Sem comentários: