domingo, 19 de fevereiro de 2012

PINTURA - CHARLES DAUBIGNY

O pintor francês Charles-François Daubigny, nasceu em Paris a 15 de Fevereiro de 1817. Foi considerado como um dos grandes precursores do impressionismo, tendo sido aluno da famosa «Escola de Barbizon». Influenciado pelo movimento realista, entre 1830 e 1870, na vila de Barbizon perto da Floresta Fontainebleau em França, precisamente na «Escola de Barbizon», tornou-se um pintor da natureza  a tempo inteiro. A sua obra nesta fase incide muito sobre temas como paisagens, pôr-do-sol, rios e bancos de rios, entre outros. Daubigny faleceu em Paris, a 19 de Fevereiro de 1878.
Poet'anarquista
Charles Daubigny
Pintor Francês

«Retrato de Daubigny»
 Por Leopol Massard
BIOGRAFIA

Charles-François Daubigny (Paris, 15 de Fevereiro de 1817 - Paris, 19 de Fevereiro de 1878) foi um dos pintores da escola de Barbizon, e é considerado um importante precursor do impressionismo. 

Daubigny nasceu numa família de pintores e foi ensinado na arte da pintura por seu pai Edmond François Daubigny, assim como pelo seu tio, o miniaturista Pierre Daubigny. 

Inicialmente Daubigny pintava ao estilo tradicional, mas em 1843 isso mudou após se instalar em Barbizon para trabalhar na natureza. 


Ainda mais importante foi o seu encontro com Camille Corot em 1852 em Optevoz (Isère). No famoso barco Botin, que ele  transformou no seu estúdio, pintou ao longo do Sena e Oise, muitas vezes, na região de Auvers. 

De 1852 em diante teve a influência de Gustave Courbet, e o seu estilo foi mais  na direção do que mais tarde se tornaria o impressionismo. 

Em 1866 Daubigny visitou a Inglaterra, e voltou mais tarde por causa da guerra Franco-Prussiana, em 1870. Em Londres conheceu Claude Monet, e juntos partiram para a Holanda.Voltou a Auvers onde conheceu Paul Cézanne, outro importante impressionista. 

Supõe-se que estes pintores mais jovens foram influenciados por Daubigny.
Fonte: biographybase
«Pôr-de-Sol em Banco no Rio»
Daubigny

«A Aldeia de Optevoz pela Manhã»
Daubigny

«Barcos no Rio Oise»
Daubigny

«Pôr-de-Sol»
Daubigny

«A Cachoeira de Mahoura»
Daubigny

«Pôr-de-Sol na Praia»
Daubigny

«Rio ao Luar»
Daubigny

«IMPRESSIONISMO»

CHARLES DAUBIGNY

Sem comentários: