quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

POP ARTE - ANDY WARHOL

Grande figura norte-americana do movimento «Pop Art», Andy Warhola, mais conhecido por Andy Warhol, nasceu em Pittsburgh a 6 de Agosto de 1928. Foi igualmente empresário e cineasta, e o grande mentor da famosa banda «The Velvet Underground». Warhol faleceu em Nova Jersey, a 22 de Fevereiro de 1987.
Poet'anarquista
Andy Warhol
Artista Norte-Americano

«Auto-Retrato»
Andy Warhol
BIOGRAFIA

Andrew Warhol é o artista mais conhecido da pop art e um dos mais polifacetados desse movimento.

Depois de estudar desenho, trabalhou como desenhista publicitário em Nova York. No final dos anos de 1950, já utilizava nas suas obras motivos oriundos da publicidade, empregando tintas acrílicas.

Nos anos de 1960, escolheu como tema para o seu trabalho artigos de consumo cotidiano, como latas de sopa e garrafas de Coca-Cola; ídolos populares, como Marilyn Monroe e Elvis Presley; e imagens da história da arte, como a Mona Lisa, reproduzindo-as em série com diversas variações cromáticas.

Warhol refletiu também a imagem mais negativa da moderna sociedade norte-americana (distúrbios raciais e execuções capitais), fazendo uso de materiais acrílicos, combinados com a técnica de colagem. As suas ideias artísticas e os seus filmes underground, atingindo até 25 horas de duração, materializavam-se no seu ateliê nova-iorquino, onde trabalhava com amigos e colaboradores.

A partir de 1970, empreendeu diversas experiências multimídia com o grupo de rock Velvet Underground. Embora rejeitando uma arte subjetiva e comprometida (queria ser uma máquina), a sua obra serviu para julgar, de um ponto de vista crítico, a moderna sociedade industrial. Baseando-se no dadaísmo, Warhol desenvolveu novas formas de integração entre os conceitos plásticos e a realidade.
Fonte: NetSaber
«Crânio»
Andy Warhol

«Bruxa Malvada»
Andy Warhol

«Marilyn Monroe»
Andy Warhol

«Jackie Kennedy»
Andy Warhol

«Ingrid Bergman»
Andy Warhol

«John Lennon»
Andy Warhol

«Prince»
Andy Warhol

«Mao-Tsé-Tung»
Andy Warhol

«POP ARTE»
ANDY WARHOL

Sem comentários: