quarta-feira, 20 de junho de 2012

PINTURA - ZABALETA

O pintor espanhol Ignacio Zuloaga y Zabaleta nasceu em Éibar, perto de Bilbau no País Basco, a 20 de Junho de 1870. Foi um dos mais importantes pintores espanhóis de finais do séc. XX, muito famoso pelos seus quadros com motivos de usos e costumes da sociedade e pelos mais variados retratos. O seu estilo naturalista, com cores fortes e fundos escuros, sofreu influência de pintores como El Greco, Goya, Velasquez e Ribera. Zabaleta faleceu em Madrid, a 31 de Outubro de 1945. 
Poet’anarquista
Ignacio Zuloaga y Zabaleta
Pintor Espanhol

«Auto-Retrato»
Zabaleta
SOBRE O PINTOR…

Ignacio Zuloaga y Zabaleta  (Eibar, 1870 - Madrid, 1945) foi um importante pintor espanhol. Nasceu numa família de artistas e seu pai recebeu uma formação básica inicial, complementada mais tarde na Itália e Paris, onde foi associado a figuras como Gauguin, Degas e Puvis de Chavannes.

A vida de Zabaleta foi caracterizada por frequentes mudanças de endereço, que o levaram a residir em Paris, Segóvia, Andaluzia, Madrid e Zumaya. Fascinado pelo imaginário popular, mais tarde escolheu como tema cenas de pintura da vida quotidiana, frequentemente festivas e religiosas, que afirmou com uma paleta escura, fortes doses de realismo e um grande senso de drama .

Expôs em diversas cidades europeias, e também em Nova York e Buenos Aires, o que deu ao seu trabalho um impacto significativo na cena internacional. Também pintou famosos retratos, entre os quais se destacam «Unamuno», «Marañón» e «Falla», assim como belas pinturas de paisagens.

No seu estilo podem ser vistos vestígios da influência de El Greco, Velázquez e Goya. Um dos seus quadros mais célebres, «O Anão Gregory» foi inspirado pelos mestres do século XVII, principalmente Velázquez.
Fonte: www.biografiasyvidas.com
«A Catedral de Segóvia»
Zabaleta

«Celestina»
Zabaleta

«Pausa no Trabalho»
Zabaleta

«A Rua das Paixões»
Zabaleta

«Os Meus Amigos»
Zabaleta

«Os Vindimadores»
Zabaleta

«O Sangue de Cristo»
Zabaleta

«NATURALISMO»
IGNACIO ZULOAGA Y ZABALETA

Sem comentários: