sábado, 21 de julho de 2012

PINTURA - LASAR SEGALL

O pintor, escultor e gravurista lituano Lasar Segall, nasceu em Vilnius a 21 de Julho de 1891. A sua obra sofreu influências do impressionismo, expressionismo e modernismo. Os temas mais significativos no seu trabalho são as representações pictóricas do sofrimento humano: a guerra, a perseguição e a prostituição. Quando mudou de vez para o Brasil a sua arte atingiu uma outra dimensão na luz e cor, segundo suas próprias palavras. Segall faleceu em São Paulo, a 2 de Agosto de 1957.
Poet'anarquista
Lasar Segall
Pintor Lituano

«Auto-Retrato»
Lasar Segall

SOBRE O PINTOR...

No ano de 1923, o pintor lituano Lasar Segall mudou-se para o Brasil. Já era um artista conhecido. Contudo, foi aqui que, segundo suas próprias palavras, a sua arte conheceu o «milagre da luz e da cor».

De família judia, Lasar Segall desde cedo manifestou interesse pelo desenho. Iniciou os seus estudos em 1905, quando entrou para a Academia de Desenho de Vilna, sua cidade natal. No ano seguinte, mudou-se para Berlim, passando a estudar na Academia Imperial de Berlim, durante cinco anos. Depois foi para Dresden, estudando na Academia de Belas Artes.

Em fins de 1912, Lasar Segall veio ao Brasil, encontrando-se com os seus irmãos residentes no país. Realizou as suas primeiras exposições individuais em São Paulo e em Campinas, em 1913, mas regressou à Europa, casando-se em 1918 com Margarete Quack.

Fundou, com um grupo de artistas, o movimento «Secessão de Dresden», em 1919, realizando, a seguir, diversas exposições na Europa.

Segall mudou-se para o Brasil em 1923, dedicando-se, além da pintura, às artes decorativas. Criou a decoração do Baile Futurista, no Automóvel Clube de São Paulo, e os murais para o Pavilhão de Arte Moderna de Olívia Guedes Penteado.

Já separado da sua primeira esposa, casou-se em 1925 com Jenny Klabin, com quem teve os filhos Maurício e Oscar. Nessa época, passou a viver com a família em Paris, onde se dedicou também à escultura.  As suas obras nessa fase remetem à atmosfera familiar e de intimidade.

Em 1932, Segall retornou ao Brasil, instalando-se em São Paulo na casa projetada pelo arquiteto Gregori Warchavchik, seu cunhado. Essa casa abriga, atualmente, o Museu Lasar Segall.

A sua produção na década de 1930 incluiu uma série de paisagens de Campos de Jordão e retratos da pintora Luci Citti Ferreira. Em 1938, Segall realizou os figurinos para o balé «Sonho de uma Noite de Verão», encenado no Teatro Municipal de São Paulo.

Uma retrospectiva da sua obra no Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, foi realizada em 1943. Nesse mesmo ano, foi publicado um álbum com textos de Mário de Andrade, Manuel Bandeira e Jorge de Lima.

Em 1951, Segall realizou uma exposição no Museu de Arte de São Paulo. Três anos depois, criou os figurinos e cenários do balé «O Mandarim Maravilhoso».

O Museu Nacional de Arte Moderna preparou uma grande retrospectiva da sua obra em 1957, em Paris. Lasar Segall morreu nesse mesmo ano, de problemas cardíacos, em sua casa, aos 66 anos.
Fonte: UOLEducação
«Maternidade»
Lasar Segall

«Interior de Pobres - Família Doente»
Lasar Segall

«Dor»
Lasar Segall

«Guerra»
Lasar Segall

«Sobreviventes do Fascismo»
Lasar Segall

«Navio de Imigrantes»
Lasar Segall

«Escultura - Família»
Lasar Segall

«EXPRESSIONISMO»

LASAR SEGALL

Sem comentários: