quarta-feira, 25 de julho de 2012

PINTURA - MAXFIELD PARRISH

O pintor norte-americano Maxfield Parrish, pseudónimo de Frederick Parrish, nasceu na Filadélfia a 25 de Julho de 1870. Foi um enorme ilustrador e pintor romântico, englobando a sua obra cenas e figuras da mitologia, sendo as mais conhecidas «O Amanhecer» e «Os Portadores das Lanternas». Maxfield faleceu aos 95 anos em Plainfield, a 30 de Março de 1966, deixando para a história uma carreira de sucesso e espantosas pinturas.
Poet’anarquista
Maxfield Parrish
Pintor Norte-Americano

«Palavras Doces»
Maxfield Parrish
SOBRE O ARTISTA…

Frederick Maxfield Parrish, EUA pintor e ilustrador nascido na Filadélfia, Pensilvânia, em 25 de Julho de 1870.

O seu pai, Stephen Parrish, desenhador de paisagens e gravador de sucesso, e sua mãe  Elizabeth, incentivam os talentos artísticos de Frederick ainda criança, na idade de dez anos, viajando à Europa para ver pinturas de grandes mestres nos museus.

Apaixonado por arquitetura, além de pintura, o jovem Parrish estuda e aperfeiçoa-se durante anos em França, Inglaterra, no Instituto Drexel, onde um dos seus professores, o ilustrador Howard Pyle tem uma grande influência na seleção dos seus trabalhos futuros.

Acometido de febre tifoide em 1890 e, em seguida pela tuberculose (1900), Frederick Maxfield Parrish passou longos meses de convalescença em dell'Adirondacks Saranac, nas montanhas, onde o frio do inverno o forçaram a renunciar em favor das pinturas a óleo e aquarelas.

Em 1895, competindo com vinte outros artistas para criar uma capa de livro, vê o seu trabalho escolhido e publicado.

Parrish é especializado em ilustrações para livros e começa o trabalho de ilustração do livro de Kenneth Grahame «As paredes Eram» em 1897.

Novamente por causa da saúde, passa alguns meses no Arizona, onde o clima seco, o ar de cores nítidas brilhantes e deslumbrantes o ajudam a curar-se, mas também para aperfeiçoar o seu estilo de pintura cuja mágica das cores continuará a ser a principal característica das suas obras. 

Por não estar vinculado a movimentos artísticos particulares, Frederick Maxfield Parrish inventou uma técnica especial que envolve várias camadas de tinta a óleo aplicadas às pinturas, desenvolvendo um estilo verdadeiramente original.

Em 1898, estabeleceu-se em Plainfield, New Hampshire, a que chamou o seu lar «The Oaks» e aqui faz projetos de arte importantes, como «Poemas Eugene Field da Infância» (1904) e as tradicionais «Noites da Arábia» (1909).

Em 1905, Parrish que vivia de uma forma serena  e simples, vê a sua vida ter um ponto de viragem ao conhecer Sue Lewin.

Esta mulher, destinado a tornar-se sua musa e amante, trabalhou como uma mãe para os seus filhos fazendo de sua assistente no estúdio, e em seguida, como modelo para uma grande obra intitulada «Land of Make Believe». Vai permanecer com ele durante 50 anos.

Sue Lewin tornou-se modelo para a maioria das suas pinturas, incluindo figuras masculinas e femininas em «Florentino Fete», uma série de afrescos para a Curtis Publishing Company.

Parrish tem então propostas de trabalho por parte de editores e anunciantes, ilustrando muitos livros de grandes autores americanos, como Nathaniel Hawthorne, L. Frank Baum, Kenneth Grahame, Eugene Campos, Louise Saunders e o temível Edith Wharton. 

O sucesso e a fama crescem enormemente, provando sem sombra de dúvida, o velho ditado, que a ilustração está no centro da arte americana no século XX.

A Casa da Arte, publicou muitas das suas cópias, incluindo «Daybreak», que se tornou a imagem mais reproduzida na história.

«Frederick Maxfield Parrish era também famoso pelas andrógenas nuas assentes em contextos fantásticos que eram um tema recorrente, muitas vezes nas suas obras e para a cor particular «Parrish Azul», um termo alcunhado por ele mesmo.

Ao longo dos últimos trinta anos da sua vida, entre os anos sessenta e noventa, Parrish dedicou-se quase exclusivamente a pintar paisagens que foram publicados por Brown e Bigelow em St. Paul, Minnesota, como calendários e postais.

Parrish, que pintou até a idade de noventa anos e foi um dos maiores artistas pagos da sua época, morreu em sua casa, «The Oaks», em Plainfield, New Hampshire, a 30 de Março de 1966, depois de ter visto as suas pinturas expostas em museus, nas coleções permanentes.

Maxfield Parrish foi o artista mais popular americana da virada do século, até aparecer Norman Rockwell  que o sucedeu em 1940.
Fonte:  http://www.settemuse.it/pittori_scultori_americani/maxfield_parrish.htm

«Millpond»
Maxfield Parrish

«Acção de Graças do Vagabundo»
Maxfield Parrish

«Aladino»
Maxfield Parrish

«Egipto»
Maxfield Parrish

«Noites Venezianas»
Maxfield Parrish

«Gulnare do Mar»
Maxfield Parrish

«O Dragão Relutante»
Maxfield Parrish

«O Idiota»
Maxfield Parrish

«ROMANTISMO»

MAXFIELD PARRISH

Sem comentários: