domingo, 8 de julho de 2012

SÉTIMA ARTE NO FÓRUM

Destaco da Agenda Cultural do mês de Julho o filme português «Florbela», do realizador Vicente Alves do Ó. No papel de Florbela Espanca a actriz Dalila Carmo em soberba interpretação, a não perder dia 13 de Julho pelas 21h30, no Fórum Cultural de Alandroal.
Poet'anarquista
«Florbela»
Fórum Cultural de Alandroal
Sinopse

Num Portugal atordoado pelo fim da I República, Florbela separa-se de forma violenta de António. Apaixonada por Mário Lage, refugia-se num novo casamento para encontrar estabilidade e escrever, mas a vida de esposa na província não é conciliável com sua alma inquieta. Não consegue escrever nem amar. Ao receber uma carta do irmão Apeles, oficial da Aviação Naval e de licença em Lisboa, Florbela corre em busca de inspiração perto da elite literária que fervilha na capital. …

Na cumplicidade do irmão aviador, Florbela procura um sopro em cada esquina: amantes, revoltas populares, festas de foxtrot e o Tejo que em breve verá o irmão partir num hidroavião. O marido tenta resgatá-la para a normalidade, mas como dar norte a quem tem sede de infinito? Entre a realidade e o sonho, os poemas surgem quando o tempo pára. Nesse imaginário febril de Florbela, neva dentro de casa, esvoaçam folhas na sala, panteras ganham vida e apenas os seus poemas a mantém sã. Por isso, Florbela tem que escrever!

Este filme é o retrato íntimo de Florbela Espanca: não de toda a sua vida cheia de sofrimento, mas de um momento no tempo, em busca de inspiração, uma mulher que viveu de forma intensa e não conseguiu amar docemente.
Fonte: www.sapo.pt

Ficha Técnica:
Realização: Vicente Alves do Ó
Argumento: Vicente Alves do Ó
Produtor: Pandora da Cunha Telles e Pablo Iraola
Ano: 2012
Género: Drama
Duração: 119’

Elenco:
Dalila Carmo (Florbela Espanca)
Albano Jerónimo (Mário Lage)
Ivo Canelas (Apeles)
Rita Loureiro (Sophia D’Arriaga)
José Neves (António)
António Fonseca (João Espanca)
Carmen Santos (Henriqueta)
Maria Ana Filipe (Adelaide)
Marques d’Arede (Sr. Lage)
Anabela Teixeira (Júlia Alves)
«FLORBELA»
REALIZAÇÃO DE VICENTE ALVES DO Ó

Sem comentários: