sábado, 19 de janeiro de 2013

POEMA DE EDGAR ALLAN POE

O poeta norte-americano Edgar Allan Poe nasceu em Boston, a 19 de Janeiro de 1809. Este autor, editor e crítico literário fez parte do movimento romântico e ficou muito conhecido pelas suas histórias de mistério. Foi um dos primeiros escritores americanos de contos, considerado o inventor da ficção policial, e deu um grande contributo no género da ficção científica. Foi igualmente o primeiro escritor americano que tentou ganhar a sua vida com a escrita, resultando desse facto enormes carências financeiras. Pode ler aqui- POEMA "THE RAVEN", publicação sobre vida e obra de Edgar Allan Poe. Boas leituras!
Poet'anarquista
Edgar Allan Poe
Poeta Norte-Americano

SANTA MARIA!

Santa Maria! Volve o teu olhar tão belo,
de lá dos altos céus, do teu trono sagrado,
para a prece fervente e para o amor singelo
que te oferta, da terra, o filho do pecado.

Se é manhã, meio-dia, ou sombrio poente,
meu hino em teu louvor tens ouvido, Maria!
Sê, pois, comigo, ó Mãe de Deus, eternamente,
quer no bem ou no mal, na dor ou na alegria!

No tempo que passou veloz, brilhante, 
quando nunca nuvem qualquer meu céu escureceu,
temeste que me fosse a inconstância empolgando
e guiaste minha alma a ti, para o que é teu.

Hoje, que o temporal do Destino ao Passado
e sobre o meu Presente espessas sombras lança,
fulgure ao menos meu Futuro, iluminado
por ti, pelo que é teu, na mais doce esperança.

Edgar Allan Poe

Sem comentários: