segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

O CARNAVAL POR BAJADO DE OLINDA

O pintor popular brasileiro Euclides Francisco Amâncio, de pseudónimo Bajado, nasceu em Maraial, Pernambuco, a 9 de Dezembro de 1912. Conhecido também por pintor de Olinda, terra onde viveu e retratou usos e costumes através da sua pintura autodidata, com especial destaque para as telas onde reproduziu festejos carnavalescos da época, veio a falecer em Olinda, Pernambuco, a 15 de Novembro de 1996.
Poet’anarquista
Bajado
Pintor Brasileiro
SOBRE O PINTOR…

Bajado, nome artístico do pintor Euclides Francisco Amâncio. Nasceu a 09 de dezembro de 1912, no município de Maraial, que deixou ainda criança indo residir em Catende, onde começou pintar cartazes que anunciavam os filmes em exibição no cinema da cidade.

No início da década de 1930, fixou residência em Olinda, onde continuou pintando cartazes para cinema e abrindo letreiros em casas comerciais. Depois, começaria a pintar telas, assinando esses trabalhos como «Bajado, um artista de Olinda».

Homem simples, nunca participou de qualquer movimento cultural, pintou centenas de telas retratando cenas de festas populares como o carnaval, ciranda e outras. Sua obra foi exposta no Rio de Janeiro, na Bienal de Arte Nativa de Bratislava e na embaixada do Brasil em Paris.

Nunca se ausentou de Olinda até sua morte, em 1996, e seu atelier era a casa alugada onde morava. Do pintor João Câmara sobre Bajado: «Livrou-se, portanto, do voo do pássaro raro, livrou-se de ser pintor primitivo de festa de embaixada, com calças de veludo e cachecol de seda».
Fonte: NetSaber
«Carnaval de Olinda»
Bajado

«Carnaval de Olinda»
Bajado

«Carnaval de Olinda»
Bajado

«Carnaval de Olinda»
Bajado

«Carnaval de Olinda»
Bajado

«Carnaval de Olinda»
Bajado

«Carnaval de Olinda»
Bajado

«ARTE POPULAR BRASILEIRA»
MOSTRA COLECTIVA

Sem comentários: