quarta-feira, 20 de março de 2013

DOIS SONETOS DE MENOTTI DEL PICCHIA

O poeta modernista Paulo Menotti Del Picchia, conhecido por Menotti Del Picchia, nasceu em São Paulo, Brasil, a 20 de Março de 1892. Pode consultar aqui- «POESIA - MENOTTI DEL PICCHIA», para ficar a conhecer um pouco mais sobre vida e obra deste autor italo-brasileiro. Boa leitura!
Poet'anarquista
Menotti Del Picchia
Poeta Italo-Brasileiro

SER FELIZ

Ser feliz! Ser feliz estava em mim, Senhora.. .
Este sonho que ergui o poderia pôr
onde quisesse, longe até da minha dor,
em um lugar qualquer, onde a ventura mora;

onde, quando o buscasse, o encontrasse a toda hora,
tivesse-o em minhas mãos... Mas, louco sonhador,
eu coloquei muito alto o meu sonho de amor...
Guardei-o em vosso olhar e me arrependo agora.

O homem foi sempre assim... Em sua ingenuidade
teme levar consigo o próprio sonho, a esmo,
e oculta-o sem saber se depois o achará...

E, quando vai buscar sua felicidade,
ele, que poderia encontrá-la em si mesmo,
escondeu-a tão bem, que nem sabe onde está !

Menotti Del Picchia

SONETO

Soneto! Mal de ti falem perversos
que eu te amo e te ergo no ar como uma taça.
Canta dentro de ti a ave da graça
na gaiola dos teus quatorze versos.

Quantos sonhos de amor jazem imersos
 em ti que és dor, temor, glória e desgraça?
Foste a expressão sentimental da raça
de um povo que viveu fazendo versos.

Teu lirismo é a nostálgica tristeza
dessa saudade atávica e fagueira
que no fundo da raça nos verteu

a primeira guitarra portuguesa
gemendo numa praia brasileira
naquela noite em que o Brasil nasceu...

Menotti Del Picchia

Sem comentários: