sábado, 15 de junho de 2013

PINTURA versus POESIA

No dia 15 de Junho de 1970, morre o artista português José de Almada Negreiros. Como curiosidade, Almada Negreiros faleceu no mesmo quarto do hospital de São Luís dos Franceses, no Bairro Alto, onde havia falecido Fernando Pessoa em 30 de Novembro de 1935. A publicação que hoje recorda este grande homem da cultura portuguesa, engloba os seguintes temas: desenho, «Auto-Retrato» de 1926, as pinturas «Homenagem a Lucca Signorelli» de 1942 e «Sinceridade» de 1947, e os poemas «Aconteceu-me» e «Ultimatum Futurista - Às Gerações Portuguesas do séc. XXI». Podem consultar aqui- «ALMADA NEGREIROS - O ARTISTA», aqui- «A CENA DO ÓDIO» ou ainda aqui- «MANIFESTO ANTI-DANTAS». Boas leituras de fim de semana!
Poet'anarquista
«Auto-Retrato»
Almada Negreiros

«Homenagem a Lucca Signorelli»
Almada Negreiros

ACONTECEU-ME 

Eu vinha de comprar fósforos
e uns olhos de mulher feita
olhos de menos idade que a sua
não deixavam acender-me o cigarro.
Eu era eureka para aqueles olhos.
Entre mim e ela passava gente como se não passasse
e ela não podia ficar parada
nem eu vê-la sumir-se.
Retive a sua silhueta
para não perder-me daqueles olhos que me levavam espetado
E eu tenho visto olhos !
Mas nenhuns que me vissem
nenhuns para quem eu fosse um achado existir
para quem eu lhes acertasse lá na sua ideia
olhos como agulhas de despertar
como íman de atrair-me vivo
olhos para mim!
Quando havia mais luz
a luz tornava-me quase real o seu corpo
e apagavam-se-me os seus olhos
o mistério suspenso por um cabelo
pelo hábito deste real injusto
tinha de pôr mais distância entre ela e mim
para acender outra vez aqueles olhos
que talvez não fossem como eu os vi
e ainda que o não fossem, que importa?
Vi o mistério!
Obrigado a ti mulher que não conheço.

Almada Negreiros

«Sinceridade»
Almada Negreiros

ULTIMATUM FUTURISTA

Às Gerações Portuguesas do séc. XXI

Acabemos com este maelstrom de chá morno! 
Mandem descascar batatas simbólicas a quem disser que não há tempo para a criação!
Transformem em bonecos de palha todos os pessimistas e desiludidos!
Despejem caixotes de lixo à porta dos que sofrem da impotência de criar!
Rejeitem o sentimento de insuficiência da nossa época!
Cultivem o amor do perigo, o hábito da energia e da ousadia!
Virem contra a parede todos os alcoviteiros e invejosos do dinamismo!
Declarem guerra aos rotineiros e aos cultores do hipnotismo!
Livrem-se da choldra provinciana e da safardanagem intelectual!
Defendam a fé da profissão contra atmosferas de tédio ou qualquer resignação!
Façam com que educar não signifique burocratizar!
Sujeitem a operação cirúrgica todos os reumatismos espirituais!
Mandem para a sucata todas as ideias e opiniões fixas!
Mostrem que a geração portuguesa do século XXI dispõe de toda a força criadora e construtiva!
Atirem-se independentes prá sublime brutalidade da vida!
Dispensem todas as teorias passadistas!
Criem o espírito de aventura e matem todos os sentimentos passivos!
Desencadeiem uma guerra sem tréguas contra todos os "botas de elástico"!
Coloquem as vossas vidas sob a influência de astros divertidos!
Desafiem e desrespeitem todos os astros sérios deste mundo!
Incendeiem os vossos cérebros com um projecto futurista!
Criem a vossa experiência e sereis os maiores!
Morram todos os derrotismos! Morram! PIM! 

Almada Negreiros

Sem comentários: