segunda-feira, 19 de agosto de 2013

POEMA DE LORCA

Após revolta de militares rebeldes, entre 17 e 18 de Julho de 1936, começava a Guerra Civil de Espanha. O poeta e dramaturgo andaluz Frederico García Lorca, de 38 anos, era fuzilado pelas forças nacionalistas do ditador Francisco Franco. Aconteceu a 19 de Agosto de 1936, junto à Fonte das Lágrimas, nas imediações de Granada.
Poet'anarquista
«Auto-Retrato»
Frederico García Lorca, Poeta Espanhol

O POETA PEDE A SEU AMOR QUE LHE ESCREVA

Amor de minhas entranhas, morte viva, 
em vão espero tua palavra escrita 
e penso, com a flor que se murcha, 
que se vivo sem mim quero perder-te. 
O ar é imortal. A pedra inerte 
nem conhece a sombra nem a evita. 
Coração interior não necessita 
o mel gelado que a lua verte. 

Porém eu te sofri. Rasguei-me as veias, 
tigre e pomba, sobre tua cintura 
em duelo de mordiscos e açucenas. 
Enche, pois, de palavras minha loucura 
ou deixa-me viver em minha serena 
noite da alma para sempre escura.

Frederico García Lorca

Sem comentários: