domingo, 20 de abril de 2014

OUTROS CONTOS

«Conto de Páscoa», por Luciana do Rocio Mallon.

«Conto de Páscoa»
O Ovo Cósmico, por Salvador Dalí

123- «CONTO DE PÁSCOA»

Em 1978 eu tinha quatro anos de idade e no final de Março encantei-me com os comerciais dos ovos de Páscoa na televisão. Assim logo pensei :

- O bumbum do Coelho da Páscoa deve doer muito quando ele coloca estes ovos grandes de chocolate . 

Naquele mesmo mês minha avó Mirtes levou-me para passear na casa da tia Mariquinha. Fiquei surpresa ao ver que no quintal desta parenta existia uma criação de coelhos dentro das gaiolas. Desta maneira reflecti :

- Como está perto da Páscoa, os coelhos estão chocando ovos de chocolate...

- Mas estes ovos devem estar escondidos para não atrapalhar a surpresa!

- Porém observarei os bumbuns de todos estes bichos para ver se eles não estão machucados. 

Deste jeito comecei a observar o ânus de todos aqueles roedores . De repente, notei que um estava com o bumbum avermelhado. Desta maneira matutei :

- Acho que aquele é o verdadeiro Coelhinho da Páscoa!

- Ele está com o traseiro machucado , pois deve ter colocado um ovo grande. 

Alguns dias se passaram, a Páscoa chegou e fomos comemorar a grande data na casa da minha avó. Quando cheguei ela exclamou:

- O coelhinho escondeu ovos pelo pequeno quintal!

- Vá procurar!

Não pensei duas vezes e fui. Pelo caminho havia umas bolotas brancas. Por isto indaguei:

- O que são estas bolinhas brancas, vovó?!

Ela respondeu:

- São os pêlos que o Coelho da Páscoa deixou. 

Naquela hora peguei uma destas bolinhas e disse:

- Estes pêlos parecem algodão daqueles com que a minha mãe tira o esmalte com acetona.

Mesmo assim continuei minha caçada aos chocolates e achei todos. 

Após esta brincadeira minha prima comentou:

- Sabia que quando caírem seus dentes de leite você precisa joga-los no telhado da sua casa?!

Eu indaguei espantada:

- Para que?

Esta minha parenta explicou:

- Para que o Coelho da Páscoa recolha seus dentes velhos e traga dentes bonitos para você!

- Os dentes do meu irmão são tortos porque ele não fez esta simpatia. 

De repente, minha tia exclamou:

- Hora de almoçar!

Ao sentar à mesa notei que tinha uma carne diferente na bandeja e falei:

- Nossa, que carne diferente!

- Tem o formato do símbolo da Páscoa!

Desta forma minha tia explicou:

- É carne de coelho.

Assustada gritei:

- De coelho?

- Do Coelho da Páscoa que esteve aqui?!

- Só pode ser!

- Por isto os pêlos dele estavam no quintal!

- Seus assassinos!

Naquele instante comecei a chorar e a gritar. Por isto meus parentes chamaram meu pai que disse:

- Coelho da Páscoa não existe!

- Ovos e chocolates são apenas símbolos comerciais!

- O verdadeiro significado desta data é o renascimento de Cristo!

Logo minha avó comentou:

- Os pêlos do coelho são pedaços de algodão que eu espalhei pela casa.

Então meu pai pegou a Bíblia e leu a história da ressurreição de Jesus de Cristo, 
a partir do relato da quinta-feira santa. 

Após escutar o relato bíblico, olhei para minha avó e disse:

- Desculpe , vovó!

- Agora quero comer o coelho.

- Hoje descobri que Coelho da Páscoa não existe. 
Mesmo assim quando meus dentes de leite caírem jogarei, todos eles, 
em cima do telhado da minha casa para o coelhinho recolher e me trazer dentes bonitos...

- O seguro morreu de velho, né?!

Luciana do Rocio Mallon

Sem comentários: