quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

POEMA DE ROBERT FROST

«A Trilha que não Tomei»
Poema de Robert Frost

A TRILHA QUE NÃO TOMEI

Duas trilhas divergiam sob árvores amarelas
E eu, triste por não poder percorrer ambas
E permanecer um, detive-me em longa espera
E olhei tão abaixo quanto pude uma delas
Até onde se dobrava entre as plantas;

Então tomei a outra, tão bela quanto correcta,
E talvez por ser a mais atraente
Por seu gramado almejar o passeio como meta,
Embora passassem por ali de forma recta
E usassem ambas de maneira semelhante,
E ambas igualmente deitassem naquela manhã
Em folhas que nenhum passo tornara pretas.
Ah, eu guardei a primeira para o amanhã!
Ainda que soubesse como à seguinte leva uma direção
Duvidei se um dia deveria voltar atrás.
Eu contarei isso enquanto expiro
Em algum lugar, em tempos e tempos:
Pois duas trilhas em um bosque divergiram, e eu,
Eu tomei aquela que menos percorreram,
E isso fez toda a diferença.

Robert Frost

Sem comentários: