terça-feira, 21 de abril de 2015

OUTROS CONTOS

«O Fantasma Inexperiente», por HG Wells.

«O Fantasma Inexperiente»
Conto de HG Wells

482- O FANTASMA INEXPERIENTE»

É um sábado qualquer no Mermaid Club quando Clayton resolve contar sua história aos amigos. Estão todos reunidos em volta da lareira, aproveitando um momento de preguiça a que se segue uma boa refeição; Clayton passara a noite no clube, e este é o ponto de partida de sua história. Conta ele aos amigos, dentre eles o narrador deste conto, que nesta noite encontrou um fantasma. Cercado por olhares incrédulos e perguntas sarcásticas, segue seu relato com certa tranquilidade e naturalidade, que o narrador pensa ser seu modo de enganá-los.

Eis que Clayton diz ser este um fantasma único, que guardara traços de seu ser terreno, um fantasma fraco, sem talentos fantasmagóricos e ulteriormente vítima das más companhias espectrais. Parece-lhe que a aparição é inexperiente no ofício, e sua longa conversa com ele só comprova a teoria. Caso é que para sair daquele clube, lugar tão propício a uma assombração, com seus corredores sóbrios e painéis de madeira nobre, o inexperiente fantasma deve per-formar uma espécie de dança. Uma sequência de movimentos únicos numa ordem predeterminada, que o coitado não consegue reproduzir.

Guiado por seu novo amigo mortal, a alma penada finalmente atinge seu objectivo, deixando Mermaid Club. Neste ponto da anedota, as atenções se voltam a Clayton, que com sua prosa tranquila arrebanhou a atenção dos companheiros. O que acontece a seguir leva a um final bastante curioso para uma história de fantasmas. Um ponto que não poderia negar ao leitor o prazer de descobrir sozinho.

HG Wells

Sem comentários: