sábado, 24 de setembro de 2016

ALANDROAL/ CRIME EM 1889

Corria o ano de 1889, mais precisamente o dia 4 de Novembro, quando Bartholomeu Bernardino foi assassinado com 46 facadas perto do sítio do Conjeito.

Há muitos anos que se encontra a lápide encimada por cruz alusiva ao acontecimento, perto do lugar do Conjeito, e deslocada um pouco do sítio original aquando da obra da estrada nacional para o Redondo. 

Tive conhecimento do que se passou através do senhor Ângelo Saial. Bartholomeu Bernardino era guarda fiscal, e caiu numa emboscada ao ir no encalço de contrabandistas. A ganância em ficar com todo o espólio de contrabando, fez com que se deslocasse sozinho ao local onde dois assassinos o esperavam. Em verdade, eram dois ladrões que se tinham estabelecido por estas bandas e que Bartholomeu Bernardino tinha apanhado em flagrante, pela calada da noite, a roubar a loja do Morte na Rua da Mata. Para o guarda não os denunciar, falaram-lhe numa grande passagem de contrabando no sítio do Conjeito. Caiu na armadilha e foi assassinado. Bartholmeu Bernardino era tio do Capitão Dias, e foi por iniciativa deste que ali foi colocada a lápide encimada de cruz assinalando o sucedido.

Por esclarecer um mistério com quase 127 anos de história...
Poet'anarquista
Crime no Alandroal
Lápide

ALANDROAL/ CRIME EM 1889

Bartholomeu Bernardino

Perto do Conjeito
Deu-se hediondo crime...
Nada que o legitime,
Dois ladrões o terão feito.
46 facadas no peito
Sofreu Bartholomeu Bernardino,
Aos 23 anos dois assassinos
Resolvem com ele acabar…
Uma lápide a assinalar
O dia fatal no destino.

Carlos Biga

Sem comentários: